TUBERCULOSE

Coordenação-Geral de Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas dentro e fora do Brasil

Ações realizadas pela equipe do Dathi em resposta à eliminação da TB

Publicado em 21/06/2023 15:52Modificado há 3 anos
Compartilhe:
Tiemi no curso OMS.jpeg

Participação do Brasil em curso da OMS sobre planejamento estratégico em tuberculose

O Ministério da Saúde participou do curso “Building capacity on national strategic planning for tuberculosis” (Capacitação em planejamento estratégico nacional para tuberculose), realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento aconteceu na cidade de Tessalônica, na Grécia, no início de junho deste ano. 

Na ocasião, o Brasil foi representado pela Coordenação-Geral de Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGTM/Dathi/SVSA/MS), por meio da consultora técnica Tiemi Arakawa. Ao todo, participaram cerca de 30 profissionais envolvidos na resposta da tuberculose (TB) no mundo. 

Para Tiemi Arakawa, que foi a única participante da América Latina selecionada para o curso, o governo brasileiro se destacou como referência na América Latina. “A experiência do Brasil na realização de visitas de apoio técnico aos estados e municípios e os avanços acumulados nos últimos anos em relação à articulação intra e intersetorial na resposta à tuberculose foram reconhecidos durante o curso”, afirmou a consultora. 

O encontro foi realizado com o objetivo de formar pessoas para atuar em missões de monitoramento de programas de TB, apoiando equipes nacionais a aperfeiçoarem os próprios planos estratégicos para a eliminação da doença como problema de saúde pública. 

Reunião nacional de coordenadores estaduais e de capitais de TB

A CGTM também realizou uma reunião virtual com os coordenadores estaduais e municipais de capitais dos programas de tuberculose de todo o Brasil. 

Durante a reunião, foi exibido um panorama epidemiológico da TB no Brasil, bem como atualizações sobre o diagnóstico e o tratamento da Infecção Latente por Mycobacterium tuberculosis (ILTB). Também foram apresentados dados sobre o monitoramento da utilização de exames de diagnóstico da doença. 

Cerca de 120 pessoas participaram do encontro, realizado na última semana, que teve como objetivo atualizar e mobilizar cada coordenação e equipe para a resposta à doença. Como resultado, foram elaborados informes sobre as ações do Ministério da Saúde que envolvem os esforços para a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública no Brasil até 2030. 

O encontro permitiu uma melhor aproximação entre as equipes e a CGTM, em especial durante a seção final de perguntas e respostas, em que os participantes puderam sanar dúvidas. 

Saiba mais sobre a tuberculose clicando aqui.

Categorias
Compartilhe: