Receber fomento à pesquisa científica e tecnológica pelo Instituto Federal Catarinense Você também pode conhecer este serviço como: Incentivo à pequisa, incentivo à pesquisa aplicada, inovação, auxílio financeiro, propriedade intelectual, NIT
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Última Modificação: 20/01/2020
  • O que é?

    Apoio financeiro ofertado a projetos de pesquisa e projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos no Instituto Federal Catarinense (IFC) com o objetivo de incentivar ações de produção, apresentação e publicação científica e tecnológica, para desenvolvimento e/ou geração de novos conhecimentos e tecnologias passíveis, ou não, de proteção à propriedade intelectual.

    São ofertadas bolsas aos estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação e auxílios a servidores pesquisadores, nas modalidades: auxílio financeiro a projetos de pesquisa; auxílio à apresentação de trabalhos ou artigos em eventos científicos; auxílio à publicação de artigos científicos em periódicos científicos ou tecnológicos; e auxílio à publicação de livros, boletins técnicos e apostilas.

    O apoio financeiro é concedido por meio de chamada pública, via edital interno, em que os servidores (docentes e técnico-administrativos) podem concorrer para utilização dos recursos (capital e/ ou custeio), provenientes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI), do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), para o desenvolvimento de seus projetos. Os recursos financeiros poderão ser disponibilizados via Cartão BB-Pesquisa e/ou descentralização de crédito e/ou ressarcimento e/ou outras formas definidas em edital. Os estudantes podem participar dos projetos como voluntários ou como bolsistas, por meio do serviço Receber Bolsa de Pesquisa IFC

    Os editais de fomento à pesquisa são publicados no site do IFC, assim como os editais de fomento à pesquisa aplicada.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Servidores (docentes e técnico-administrativo) e alunos do IFC, na condição de bolsista ou voluntário.

    Para o orientador/coordenado do projetos

    - Ser servidor do quadro e em efetivo exercício no IFC ou professor visitante;

    - Estar em pleno exercício de suas atividades durante todo o período de vigência da bolsa;

    - Possuir titulação mínima definida em cada edital;

    - Apresentar currículo Lattes atualizado conforme definido em edital;

    - Estar cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pelo IFC;

    - Estar adimplente com o IFC;

    - Dispor de carga horária para orientar o bolsista de iniciação científica, visando o pleno desenvolvimento das atividades previstas para a pesquisa, assim como na preparação de artigos e resumos científicos;

    - Outros requisitos poderão ser definidos conforme especificidade de cada edital.

     

    Para o bolsista:

    Os requisitos para o bolsista estão descritos no serviço Receber bolsa de pesquisa e inovação.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Submeter propostas

      Os editais de fomento à pesquisa são publicados no site do IFC, assim como os editais de fomento à pesquisa aplicada. Os interessados em participar do processo seletivo deverão submeter suas propostas, conforme regras e orientações definidas em cada edital. 

      A avaliação dos projetos de pesquisa é definida em cada edital.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • - Formulário da Proposta ou do Roteiro de Projeto devidamente preenchido

        - Outros documentos poderão ser solicitados, conforme especificidade de cada edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      A Submissão das propostas poderá ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) Módulo Pesquisa ou Módulo Ações Integradas, a depender do edital.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Aguardar disponibilidade do sistema, ou contactar a equipe gestora do edital pelo endereço eletrônico editais.propi@ifc.edu.brou nit@ifc.edu.br.

        E-mail : 

      A Submissão das propostas poderá ser realizada por e-mail, a depender do edital, para o endereço eletrônico editais.propi@ifc.edu.br ou nit@ifc.edu.br.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 30 e 60 dia(s) corrido(s)
    2. Enviar a documentação necessária

      O coordenador do projeto classificado deverá apresentar a documentação necessária, conforme regras e orientações do edital.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • - Termo de Compromisso/Responsabilidade;

        - Termo de Sigilo e Confidencialidade – Iniciação Científica e/ou Iniciação Tecnológica (preenchido e assinado por todos os integrantes da equipe do projeto – coordenador/discente/colaborador, etc);

        - Parecer de aprovação do Comitê de Ética para realização da pesquisa (se for o caso);

        - Outros documentos poderão ser solicitados, conforme o edital.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      A indicação do bolsista e o envio da documentação necessária poderão ser realizados por meio dos e-mails editais.propi@ifc.edu.br e nit@ifc.edu.br, a depender do edital.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 15 e 30 dia(s) corrido(s)
    3. Prestar Contas do recurso recebido

      O pesquisador ou estudante contemplado com o fomento deverá efetuar sua prestação de contas à equipe gestora do edital, apresentando a documentação comprobatória definida em cada edital, conforme cronograma.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • - Relatório Parcial

        - Relatório Final

        - Comprovação da produção científico-tecnológica (artigo científico, anais, certificado, livros, patente, desenho industrial, programa de computador, etc.)

        - Relatório e/ou comprovante da execução do recurso financeiro, conforme definido em cada edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      A prestação de contas, a depender do edital, poderá ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) Módulo Pesquisa ou Módulo Ações Integradas.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Aguardar disponibilidade do sistema ou contactar a equipe gestora do edital pelos e-mails editais.propi@ifc.edu.br e nit@ifc.edu.br.

        E-mail : 

      A prestação de contas,  a depender do edital, poderá ser realizada por e-mail, para o endereço eletrônico editais.propi@ifc.edu.br ou nit@ifc.edu.br

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 30 e 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo para total do serviço, desde a publicação do edital até a efetiva concessão do recurso financeiro, poderá variar, de acordo com a complexidade do edital.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Presencial:

    Instituto Federal Catarinense

    Rua das Missões, nº 100, Bairro Ponta Aguda, Blumenau/SC

     

    Telefone: (47) 33317850 ou (47)33317823

    E-mail: propi@ifc.edu.br; editais.propi@ifc.edu.br; nit@ifc.edu.br.

     

    Portal Oficial do IFC.


    Este é um serviço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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