Novo
Receber bolsa de Pesquisa - IFC (ICT) Você também pode conhecer este serviço como: Bolsa de Iniciação Científica, Bolsa de Pesquisa, Bolsa de Inovação, Tecnologia
Solicitar
Última Modificação: 18/10/2019
  • O que é?

    Auxílio financeiro concedido a alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação que participam de projetos de pesquisa no IFC contemplados por editais de apoio.

    Os editais para concessão de bolsas são publicados no site do IFC no endereço http://editais.ifc.edu.br/category/2019-propi/ ou http://nit.ifc.edu.br/category/editais/editais-internos/, a depender da modalidade ofertada.

    MODALIDADES DE BOLSAS OFERTADAS

    - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Junior (PIBIC-EM); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) e Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI) - CNPq/IFC

    Estes programas de bolsa são mantidos em parceria com o CNPq e visam apoiar a política de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica ou de Desenvolvimento Tecnológico a estudantes de graduação (PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI) e estudantes do ensino médio (PIBIC-EM) integrados na pesquisa científica.

    Duração da bolsa

    A bolsa terá duração de até 12 (doze) meses, com vigência de 1º de agosto a 31 de julho do ano seguinte.

    Valor da bolsa

    A bolsa de Iniciação Cientifica paga pelo CNPq ao estudante de graduação e de ensino médio corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País. O valor da bolsa de ensino médio é complementado pelo IFC com o acréscimo de R$ 100,00.

     

    - Programa para concessão de bolsas de iniciação científica, extensão e inovação do IFC

    O Programa para concessão de bolsas de iniciação científica, extensão e inovação do IFC visa apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico, por meio da concessão de bolsas a estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, mediante a seleção de projetos e propostas por meio de editais. Os recursos financeiros são oriundos de recursos orçamentários do IFC.

    Subdivide-se nos seguintes editais apoio: à pesquisa aplicada aos arranjos produtivos, sociais e culturais locais; às Coordenações de Pesquisa e Inovação dos campi; aos Comitês de Ética em Pesquisa no Uso de Animais e; aos projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da aprovação em processo seletivo ou da indicação dos orientadores, conforme especificação do edital.

    Duração da bolsa

    A bolsa terá duração definida em cada edital.

    Valor da bolsa

    O valor da bolsa será definido em cada edital

  • Quem pode utilizar este serviço?
    Servidores efetivos do IFC e Estudantes do Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação, regularmente matriculados nos cursos do IFC, que atendam aos requisitos definidos em cada edital, de acordo com as especificidade.

    Para o orientador/coordenado do projetos

    - Ser servidor do quadro e em efetivo exercício no IFC ou professor visitante, conforme subitem

    - Estar em pleno exercício de suas atividades durante todo o período de vigência da bolsa;

    - Possuir titulação mínima definida em cada edital;

    - Apresentar currículo Lattes atualizado conforme definido em edital

    - Estar cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pelo IFC;

    - Estar adimplente com o IFC;

    - Dispor de carga horária para orientar o bolsista de iniciação científica, visando o pleno desenvolvimento das atividades previstas para a pesquisa, assim como na preparação de artigos e resumos científicos;

    - Outros requisitos poderão ser definidos conforme especificidade de cada edital.

     Para o bolsista:

    - Ser aluno regularmente matriculado em cursos de ensino médio, graduação ou pós-graduação do IFC, conforme especificidade de cada edital;

    - Ser indicado selecionado ou pelo orientador do projeto de pesquisa submetido ao Edital;

    - Possuir currículo Lattes;

    - Não possuir mais de três reprovações em disciplinas do curso. Em casos excepcionais em que esse limite for ultrapassado, o orientador do projeto deverá encaminhar a PROPI justificativa, assinada, na qual constem os motivos da indicação do referido aluno;

    - Possuir frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) no semestre anterior à solicitação da bolsa. Em casos excepcionais em que esse limite for ultrapassado, o orientador do projeto deverá encaminhar a PROPI justificativa, assinada, na qual constem os motivos da indicação do referido aluno;

    - Não possuir vínculo empregatício, durante a vigência da bolsa;

    - Não ser beneficiário de outra modalidade de bolsa do IFC ou de outra Instituição. Não será considerado acúmulo a manutenção simultânea de bolsa de Iniciação Científica com bolsas concedidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou pelo Ministério da Educação (MEC), quando estas possuírem objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência, finalidades distintas de iniciação científica e/ou de desenvolvimento tecnológico e inovação.

    - Não estar afastado em função de motivos tais como incúria, doença, afastamento para treinamento/curso, dentre outros.

    - Outros requisitos poderão ser definidos conforme especificidade de cada edital.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Submissão das propostas e avaliação

      Os editais para seleção de propostas e concessão de bolsas são publicados no site do IFC nos endereços http://editais.ifc.edu.br/category/2019-propi/ ou http://nit.ifc.edu.br/category/editais/editais-internos/, dependendo da modalidade. Os pesquisadores e/ou estudantes (a depender do edital) interessados em receber bolsa deverão submeter suas propostas por e-mail ou via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) Módulo Pesquisa, conforme definido em edital.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • - Formulário da Proposta ou do Roteiro de Projeto de Pesquisa devidamente preenchido

        - Formulário de Identificação do Projeto de Pesquisa e Equipe, devidamente preenchido e assinado.

        - Outros documentos poderão ser solicitados, conforme especificidade de cada edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      A Submissão das propostas poderá ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) Módulo Pesquisa ou Módulo Ações Integradas, a depender do edital, no endereço https://sig.ifc.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Aguardar disponibilidade do sistema, ou contactar a equipe gestora do edital pelo endereço eletrônico editais.propi@ifc.edu.br ou nit@ifc.edu.br.

        E-mail : 

      A Submissão das propostas poderá ser realizada por e-mail, a depender do edital, para o endereço eletrônico editais.propi@ifc.edu.br ou nit@ifc.edu.br.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 30 e 60 dia(s) corrido(s)
    2. Seleção ou indicação do estudante bolsista e encaminhamento da documentação necessária para a implantação da bolsa

      A definição do bolsista poderá ser efetuada com base em processo seletivo ou por indicação do orientador do projeto, conforme especificação do edital. O orientador do projeto classificado e/ou o bolsista selecionado deverão apresentar a documentação necessária implementação da bolsa.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • - Cópia dos documentos RG e CPF do aluno bolsista;

        - Termo de Compromisso/Responsabilidade do Bolsista;

        - Termo de Compromisso/Responsabilidade do Orientador do Projeto;

        - Termo de Sigilo e Confidencialidade;

        - Autorização dos pais ou responsáveis (em caso de aluno bolsista menor de 18 anos);

        - Dados bancários;

        - Outros documentos poderão ser solicitados, conforme o edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      A definição e indicação do bolsista, bem como o envio da documentação necessária,  poderá ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) Módulo Pesquisa ou Módulo Ações Integradas, a depender do edital, no endereço https://sig.ifc.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Aguardar disponibilidade do sistema, ou contactar a equipe gestora do edital pelo endereço eletrônico editais.propi@ifc.edu.br ou nit@ifc.edu.br.

        E-mail : 

      A definição e indicação do bolsista, bem como o envio da documentação necessária,  poderá ser realizada por e-mail, para o endereço eletrônico editais.propi@ifc.edu.br ou nit@ifc.edu.br.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 15 e 30 dia(s) corrido(s)
    3. Prestação de Contas

      O pesquisador e/ou estudante contemplado com a bolsa deverão efetuar sua prestação de contas à equipe gestora do edital, apresentando a documentação comprobatória definida em cada edital.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • - Relatório Parcial

        - Relatório Final

        - Comprovação da produção científico-tecnológica (Artigo científico, anais, certificado, livros, patente, desenho industrial, programa de computador, etc.)

        - Relatório e/ou comprovante da execução do recurso financeiro, conforme definido em cada edital.

        - Outros documentos poderão ser definidos em cada edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      A prestação de contas,  a depender do edital, poderá ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) Módulo Pesquisa ou Módulo Ações Integradas, a depender do edital, no endereço https://sig.ifc.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Aguardar disponibilidade do sistema, ou contactar a equipe gestora do edital pelo endereço eletrônico editais.propi@ifc.edu.br ou nit@ifc.edu.br.

        E-mail : 

      A prestação de contas,  a depender do edital, poderá ser realizada por e-mail, para o endereço eletrônico editais.propi@ifc.edu.br ou nit@ifc.edu.br.

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 30 e 120 é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo para total do serviço, desde a publicação do edital até a efetiva concessão da bolsa poderá variar, de acordo com a complexidade do edital.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Presencial:

    Instituto Federal Catarinense

    Rua das Missões, nº 100, Bairro Ponta Aguda, Blumenau/SC

     

    Telefone: (47) 33317850 ou (47)33317823

    E-mail: propi@ifc.edu.br; editais.propi@ifc.edu.br; nit@ifc.edu.br.

    Portal Oficial do IFC: http://editais.ifc.edu.br/

    Portal oficial do NIT: http://nit.ifc.edu.br/


    Este é um serviço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 10.973 de 2004 - Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências – Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm

      Lei nº 13.243 de 2016 - Regulamenta a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, o art. 24, § 3º, e o art. 32, § 7º, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o art. 1º da Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990, e o art. 2º, caput, inciso I, alínea "g", da Lei nº 8.032, de 12 de abril de 1990, e altera o Decreto nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, para estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional – Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13243.htm

      Decreto nº 9.283, de 07/02/2018 – Regulamenta a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, o art. 24, § 3º, e o art. 32, § 7º, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o art. 1º da Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990, e o art. 2º, caput, inciso I, alínea "g", da Lei nº 8.032, de 12 de abril de 1990, e altera o Decreto nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, para estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.

      RN 17/2006 – CNPqEstabelece normas gerais e específicas para as modalidades de bolsas por quota no País (Apoio Técnico (AT); Iniciação Científica (IC); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Pós-Graduação - Mestrado (GM) e Doutorado (GD); Iniciação Científica Júnior (ICJ) e; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – Disponível em http://memoria.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352

      Resolução nº 001 – CONSUPER-IFC/2012 - Dispõe sobre o regulamento do programa para concessão de bolsas de iniciação científica e extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Disponível em http://consuper.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/14/2014/07/RESOLUCAO-001-2012.pdf.

      Resolução nº 009/CONSUPER/IFC/2011 - Institui o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFC e regulamenta a sua funcionalidade – Disponível em http://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2015/03/RESOLU%C3%87_O-009-2011-NIT.pdf

      Resolução nº 070 – CONSUPER/2013 - Dispõe sobre a Regulamentação das Atividades de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IF Catarinense – disponível em http://consuper.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/14/2014/07/RESOLU%C3%87%C3%83O-070-2013-Aprova-regulamentacao-atividades-pesquisa.pdf

      Resolução nº 020/CONSUPER/IFC/2015Dispõe sobre a aprovação da regulamentação do Programa de Apoio à Produção e Publicação Científica e Tecnológica (PAPCT) do IFC, disponível em Resolução nº 20/2015 e Anexo.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:





     

      • Urbanidade;

     

      • Respeito;

     

      • Acessibilidade;

     

      • Cortesia;

     

      • Presunção da boa-fé do usuário;

     

      • Igualdade;

     

      • Eficiência;

     

      • Segurança; e

     

      • Ética.

     


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Esta informação foi útil para você?