Obter Auxílios Estudantis - IFC

Obter Auxílios Estudantis - IFC (PAE) " Programa de Auxílios Estudantis "
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  • O que é?

    O Programa de Auxílios Estudantis (PAE) é uma ação voltada para a promoção do acesso, da permanência e do êxito dos estudantes, nas perspectivas de inclusão social, de produção do conhecimento, de melhoria do desempenho escolar/acadêmico e de qualidade de vida, em conformidade com o que dispõe o Programa Nacional de Assistência Estudantil.

    Por meio do PAE, o estudante receberá um valor em dinheiro, depositado em sua conta bancária, conforme regras e valores estabelecidos em edital.

    Público prioritário: estudantes em vulnerabilidade socioeconômica*.

    *Vulnerabilidade socioeconômica: conjunto de incertezas, inseguranças e riscos relativos à fragilização do convívio familiar, ao acesso e ao atendimento às necessidades básicas (habitação, saúde, educação, trabalho, renda, entre outras).

    Auxílios ofertados em 2021:

    • Auxílio-Moradia: para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas de aluguel. Ofertado em até 11 (onze) parcelas, conforme regras dispostas em edital específico do PAE. Ofertado pelo Edital nº 27/2021.
    • Auxílio-Permanência I: para estudantes em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas de alimentação, transporte, material didático, entre outras. Ofertado em até 10 (dez) parcelas, conforme regras dispostas em edital específico do PAE. Ofertado pelos Editais nº 26/2021 e nº 27/2021.
    • Auxílio-Permanência II: para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas de alimentação, transporte, material didático, entre outras. Ofertado em até 10 (dez) parcelas, conforme regras dispostas em edital específico do PAE. Ofertado pelo Edital nº 27/2021.


    >> Conheça os Editais nº 26/2021 e nº 27/2021
    .

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Estudantes matriculados e frequentando curso presencial de ensino técnico de nível médio ou de ensino superior (graduação), prioritariamente aqueles que estudaram em escola pública e/ou com renda familiar mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa, que cumprirem os requisitos do edital.

    Para saber os requisitos específicos, acesse o edital desejado:
    Edital nº 26/2021
    Edital nº 27/2021

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Inscrever-se e entregar documentos

      Para inscrição em um dos editais do PAE será necessário:

      • Preencher o questionário socioeconômico anexo ao edital (Anexo I ou II);
      • Comprovar sua condição de vulnerabilidade, pela apresentação dos documentos solicitados em edital.
      • Entregar todos os documentos solicitados ao setor de atendimento ao estudante do campus, conforme calendário/cronograma do edital.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • O estudante deverá ler o edital em que irá se inscrever e prestar atenção em toda documentação que deverá ser apresentada no momento da inscrição. Cada edital exige uma documentação específica. Para conhecer a documentação exigida, clique no edital desejado:

      • Edital nº 26/2021: Para a inscrição, o estudante deverá preencher formulário específico disponível em <  https://forms.gle/1rq96AWXrWp8xkvL9 >, onde deverão ser anexados o questionário socioeconômico preenchido (Anexo I) e o Atestado de Matrícula no IFC, sem prejuízo de outros documentos solicitados e das regras estabelecidas no edital.

      • Edital nº 27/2021: Para inscrição, o estudante deverá preencher formulário específico e entregar a documentação descrita na lista de documentos obrigatórios para comprovação de renda familiar, sem prejuízo de outros documentos solicitados e das regras estabelecidas no edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      Para inscrever-se e entregar a documentação, o estudante deverá acessar o link informado no respectivo edital.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 16 e 30 dia(s) corrido(s)
    2. Entregar termo de compromisso e dados bancários

      Esta etapa é destinada somente aos estudantes classificados para receber algum dos auxílios estudantis ofertados.

      ATENÇÃO: É através da publicação do Resultado Final do Edital ou das Chamadas de Lista de espera que o estudante fica sabendo qual auxílio receberá e os prazos em que deverá entregar a documentação desta etapa. É responsabilidade do estudante acompanhar todas as publicações no site estudante.ifc.edu.br.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Para o recebimento do auxílio, o estudante deverá preencher formulário online específico de cada edital e anexar:

        • Termo de Compromisso (Anexo X) devidamente preenchido e assinado pelo estudante e seu responsável legal, se menor de 18 anos;
        • Comprovante dos dados bancários (termo de abertura de conta, extrato bancário, imagem do cartão ou outro documento que comprove os dados apresentados).

      Canais de prestação

        Web : 

      Para entregar o Termo de Compromisso e o Comprovante dos dados bancários, o estudante deverá acessar o formulário de envio, cujo link pode ser encontrado no respectivo edital.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 7 e 15 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 31 e 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo de espera para atendimento pelos editais é variável e depende de diversos fatores, tais como: cronograma previsto no edital; orçamento disponível para pagamento dos auxílios; chamadas de estudantes em lista de espera; entre outros.

    É responsabilidade do estudante acompanhar todas as publicações no site, pois não serão encaminhados comunicados individuais, sob forma de aviso ou lembrete, sobre prazos e procedimentos constantes no Edital.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação-Geral de Políticas e Programas Estudantis:
    Telefone: (47) 3331-7812
    E-mail: assuntos.estudantis@ifc.edu.br
    Site: estudante.ifc.edu.br


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000: as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.


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