Consultar o Mapa do Turismo Brasileiro Você também pode conhecer este serviço como: Mapa Interativo.
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Última Modificação: 30/04/2020
  • O que é?

    O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017/Ministério de Economia; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017/Ministério de Economia; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Pesquisa de Demanda Doméstica 2012 – MTur/FIPE; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – fonte: Pesquisa de Demanda Internacional 2017 – MTur/FIPE; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – fonte: Secretaria de Receita Federal 2017 – Ministério da Economia. Essas informações estão disponíveis no sitio eletrônico (www.mapa.turismo.gov.br).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Órgãos e entidades públicas;

    Estados, Regiões e Municípios;

    Cidadãos e Público em geral.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Pesquisar por Regiões Turísticas ou Municípios categorizados.

      Selecionar os campos disponíveis para consulta: (Macrorregião, UF, Região Turística, Município e Categoria). Após selecionar os campos desejados, clique na opção pesquisar. Após pesquisar, o sistema abrirá duas opções: a) no mapa ilustrativo, o município selecionado, será destacado, clique para visualizar as informações; e b) a opção de efetuar o download em PDF.

      Canais de prestação

        Web : 
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Aguardar a normalização do sistema inoperante. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Emitir Certificados.

      A pesquisa poderá ser realizada através da seleção dos campos disponíveis para consulta em “Regiões Turísticas”: (Macrorregião, UF, Região Turística, Município). Após selecionar os campos desejados, clique na opção pesquisar. O município selecionado, será destacado, clique no município e no certificado digital desejado. Ao clicar na opção, o sistema gerará um arquivo em download para impressão.

      Canais de prestação

        Web : 
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      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Gerar Relatório.

      A pesquisa poderá ser realizada através da seleção do campo “gerar relatórios comparativos”. Após selecionar os campos desejados, clique em pesquisar, o sistema gerará um arquivo em PDF. Outra opção é: “relatório de composição de regiões e municípios compostos por sua Unidade Federativa”, ao clicar em uma das opções “Região Turística” ou “Municípios Categorizados”, sem selecionar nenhum campo e clique em pesquisar. Após o sistema validar as informações, clique em efetuar download em PDF.

      Canais de prestação

        Web : 
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      Aguardar a normalização do sistema inoperante. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Não possui.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação-Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo-CGMT.

    Telefone: (61) 2023.7264.

    E-mail:

     


    Este é um serviço do Ministério do Turismo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 02 ano(s)

    Legislação

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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