O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Declare os bens ou dinheiro em espécie que você está levando para outro país ou trazendo do exterior.
Preencha e transmita a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV) e apresente à Receita Federal junto com os bens e valores declarados, quando houver obrigatoriedade.
O preenchimento é totalmente online e pode ser feito antes da viagem ou na chegada ao Brasil.
Quando a e-DBV é obrigatória
O viajante deve declarar à Receita Federal:
Entrando no Brasil portando:
- bens (acima da cota de valor e de quantidade para a isenção de tributos);
- mais de US$ 10.000,00 em espécie (ou equivalente em outra moeda);
- bens sujeitos ao regime de admissão temporária (aqueles bens cujo valor global seja superior a US$ 3.000 e que retornarão para o exterior posteriormente);
- bens destinados a pessoa jurídica ou que não se enquadrem como bagagem;
- bens que devam seguir para despacho no regime comum de importação.
- Itens que dependam do controle de outros órgãos federais:
- animais, vegetais e produtos de origem animal ou vegetal (sementes, alimentos, produtos veterinários, agrotóxicos);
- produtos médicos e odontológicos (equipamentos, materiais, instrumentais);
- medicamentos, vitaminas e suplementos, exceto uso pessoal;
- armas e munições.
Saindo do Brasil portando:
- mais de US$ 10.000,00 em espécie (ou equivalente em outra moeda);
- bens com valor superior a US$ 2.000,00, registrados na DU-E para comprovar que não foram comprados no exterior.
A Receita Federal pode solicitar comprovantes de origem do dinheiro na saída do país.
Obs: substâncias entorpecentes ou drogas e outros bens proibidos não podem ser importados.
Como apresentar a e-DBV
Apresente a e-DBV junto com os bens e valores informados:
- Entrando no Brasil: no desembarque, após retirar a bagagem, apresente a declaração, optando pelo canal vermelho – bens a declarar.
- Saindo do Brasil: apresente a declaração antes do despacho da bagagem ou do embarque e, com pelo menos 1 hora antes do início do check-in.
Importante: Caso haja imposto devido, apresente também o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) pago.
A e-DBV poderá ser apresentada mesmo sem obrigatoriedade, caso o viajante queira documentar a entrada regular dos bens no Brasil.
Os bens podem ser selecionados para conferência documental ou física.
Penalidades por não declarar quando for obrigatório
- multa;
- retenção das mercadorias até regularização;
- perdimento de itens proibidos;
- perda do valor excedente a US$ 10.000,00 (ou equivalente em outra moeda) quando não houver declaração de porte de valores acima desse limite.
Há situações em que o viajante não precisa declarar bens ou dinheiro em espécie. Confira em Guia do Viajante.
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Quem pode utilizar este serviço?
Viajantes (passageiros e tripulantes), brasileiros ou estrangeiros, em viagem de saída ou de entrada no Brasil, que estejam portando bens sujeitos à declaração ou dinheiro em espécie quando o valor for maior que US$ 10.000,00 (dez mil dólares) ou equivalente em outra moeda.
Importante: O menor de dezesseis anos deverá apresentar a e-DBV, quando portar item que se enquadre na obrigatoriedade de declaração, que deverá ser preenchida em seu nome e subscrita por um dos pais ou por seu responsável.
Obs: O serviço, quando acessado com conta gov.br, agiliza o preenchimento da declaração, pois recupera automaticamente os dados pessoais do viajante, desde que o nível da conta seja “prata” ou “ouro”.
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Etapas para a realização deste serviço
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Preencher e transmitir a e-DBV
Acesse o canal abaixo, selecione “entrando” ou “saindo” do Brasil, conforme o caso.
Preencha o formulário e transmita a e-DBV.
Será gerado um recibo ao final do envio.
Se houver imposto a pagar, emita e pague o Darf.
Canais de prestação
Web :Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Documento fiscal de aquisição (compra) do bem no exterior.
Na saída do Brasil-
Comprovante da origem do dinheiro em espécie em moeda estrangeira, se acima de US$ 10.000,00 (ou equivalente em outra moeda).
Custos
Tributação do imposto de importação-
Alíquota de 50% sobre a bagagem que exceder os limites do valor da cota de isenção ou os limites quantitativosA liberação dos bens para o viajante está condicionada ao pagamento do imposto.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Apresentar-se à Receita Federal
Apresente-se à Receita Federal antes do embarque, no desembarque ou no ponto de fronteira terrestre.
Canais de prestação
Presencial :Área de controle de bens de viajante ou canal "bens a declarar" no porto, aeroporto ou ponto de fronteira terrestre de entrada ou saída do Brasil
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Recibo de envio da declaração de bens do viajante, impresso ou em formato digital;
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Documento de identificação com foto utilizado para a viagem: passaporte ou documento de identificação;
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Documento fiscal de aquisição (compra) do bem no exterior; e
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Comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), se houver imposto a pagar.
Na saída do Brasil:-
Comprovante da origem do dinheiro em espécie em moeda estrangeira, se acima de US$ 10.000,00 ou equivalente em outra moeda; e
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Bens e os valores em dinheiro em espécie declarados, para o caso de ser necessária a inspeção física pela autoridade aduaneira.
Tempo de duração da etapa
Em média 30 minuto(s) -
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Preencher e transmitir a e-DBV
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Em média 30 minuto(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTêm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.
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Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
Dados pessoais tratados por este Serviço
- CPF
- Nome
Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II- Não é realizado tratamento de dados pessoais sensíveis.
Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.
Prazo de retenção para dados pessoaisPrazo indeterminado
Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
Finalidade do tratamentoOs dados são solicitados para verificação da titularidade e/ou da represenção legal do interveniente que solicita o serviço.
Previsão legal do tratamentoIN RFB nº 1059, de 2010
Dados pessoais compartilhados com outras instituiçõesNão é realizado o compartilhamento de dados pessoais.
País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveisNão é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.
Link da política de privacidade/termo de uso do serviçohttps://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/lgpd/termo-de-uso
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço