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Você está aqui: Página Inicial Serviços Acessar dados e ferramentas informacionais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS

Acessar dados e ferramentas informacionais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS

Info

Assistência Social

Demais Iniciativas > Outros Serviços
Acessar dados e ferramentas informacionais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS " ferramentas informacionais do MDS" , " dados MDS"
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 29/01/2025
  • O que é?

    Para facilitar a vida do cidadão, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS conta com um Catálogo de Ferramentas Informacionais para ajudar a localizar equipamentos da rede socioassistencial, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); emitir comprovantes de inscrição no Cadastro Único; e consultar dados sobre os programas sociais do seu município, como o Bolsa Família.

    Participe dos Conselhos de Usuários(as) de Serviços Públicos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS . Sua opinião é muito importante para ajudar a sua comunidade e todos(as) os(as) demais usuários(as) de serviços públicos a receber serviços mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.

    Qualquer pessoa que utilize de determinado serviço pode se inscrever para participar da avaliação dos serviços públicos, uma vez cadastrados(as), os(as) conselheiros(as) podem responder a consultas sobre os serviços e também apresentar propostas de melhorias. O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual, basta se voluntariar por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários(as) de Serviços Públicos.

    Clique aqui, seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadão(ãs), pesquisadores(as), gestores(as), dentre outros.

    Ter acesso à internet.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar os Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS)

      Reúne e organiza informações sobre políticas sociais, oportunidades de inclusão produtiva e disponibilidade de serviços e equipamentos. O MOPS exibe mapas, textos e georreferenciamento de dados, visando auxiliar e facilitar a vida do cidadão.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Acessar a Consulta Cidadão

      Emite um comprovante de inscrição no Cadastro Único e permite a visualização dos dados cadastrais básicos das pessoas e famílias inscritas no Cadastro Único. O site poupa tempo ao cidadão, que não precisa se deslocar ao CRAS ou à gestão municipal do Bolsa Família e do Cadastro Único para obter essas informações. Para realizar a consulta, são necessárias as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Para realizar a consulta, são necessárias as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 05 minuto(s)
    3. Acessar Meu CadÚnico

      Emite um comprovante de inscrição no Cadastro Único e permite a visualização dos dados cadastrais básicos das pessoas e famílias inscritas no Cadastro Único. O aplicativo poupa tempo ao cidadão, que não precisa se deslocar ao CRAS ou à gestão municipal do Bolsa Família e do Cadastro Único para obter essas informações. Para realizar a consulta, são necessárias as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado. 

      Canais de prestação

        Aplicativo móvel : 

      Disponível para download nas lojas:
      Google Play
      Apple Store

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Para realizar a consulta, são necessárias as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

      Tempo de duração da etapa

      Até 05 minuto(s)
    4. Acessar o Portal Bolsa Família e Cadastro Único no seu Município

      Apresenta dados, informações e análises sobre o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único nos municípios brasileiros. A ferramenta contém texto, exibe vídeos e permite exportar para o formato PDF.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 05 minuto(s)
    5. Acessar o VIS DATA

      Permite a visualização de programas, ações e serviços do Acessar dados e ferramentas informacionais do MDS. Nesse ambiente, é possível acessar diversas ferramentas e bases de dados. Podem ser encontrados relatórios de informações, painéis de monitoramento e tabelas com dados de um ou mais indicadores em um determinado período e local selecionados. Há também diversas opções de recorte disponíveis: mês/ano, municípios, estados, regiões, Brasil ou áreas especiais.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 05 minuto(s)
    6. Acessar o CECAD 2.0

      Apresenta as características socioeconômicas das famílias e pessoas incluídas no Cadastro Único (domicílio, faixa etária, trabalho, renda, etc.).

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 05 minuto(s)
    7. Acessar o RI Social

      Apresenta relatórios sintéticos que fornecem uma visão geral dos principais indicadores sobre a gestão e os resultados dos programas do Acessar dados e ferramentas informacionais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS em todo o país. A aplicação permite exportar seus dados para o formato PDF. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 05 minuto(s)
    8. Acessar o Tab Social

      Este portal permite tabulações simples e cruzadas a partir das principais bases de microdados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS. Há dois tipos de tabuladores: Tab SUAS, com dados do Sistema Único de Assistência Social a partir do Censo SUAS;e Tab Cad, com dados oriundos da base do Cadastro Único.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Entre em contato pelo telefone 121 (a ligação é gratuita tanto para celular como para telefone fixo) ou pelos canais de atendimento digital, acesse: https://www.gov.br/mds/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/fale-conosco.

    Em caso de sugestão, elogio, reclamação, solicitação de providência, simplifique e denúncia, acesse o Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.


    Este é um serviço do(a) Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O(A) usuário(a) deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O(A) usuário(a) do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os(as) idosos(as) com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os(as) obesos(as), conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Acessar publicações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS
  • Capacitar-se para utilizar a V7 e o Sibec
  • Comprovar cumprimento das condicionalidades da educação do Programa Bolsa Família
  • Solicitar a base de dados do Cadastro Único
  • Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
  • Acessar dados e informações do Cadastro Único
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Meu CadÚnicoVis DataCecad 2.0RI SocialTab SocialAcesso a informaçãoMOPS
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