Notícias
relatórios pelo Brasil
Comissão Nacional da Verdade
No último mês, o Arquivo Nacional enviou exemplares do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e os livros premiados pelo Prêmio Memórias Reveladas para universidades, arquivos públicos e centros de pesquisa em todo o país.
Criada em 18 de novembro de 2011, a CNV concluiu suas atividades e apresentou seu relatório final em 2014. O relatório apresenta o resultado de dois anos de intensa investigação sobre as graves violações de direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 e 1988, com foco na ditadura militar (1964-1985). Toda a documentação produzida foi recolhida ao Arquivo Nacional em 2015, quando foi criado o fundo CNV.
A iniciativa de distribuição dos relatórios faz parte de um esforço de mapeamento e atualização da rede de parceiros do Centro de Referência Memórias Reveladas, responsável pela manutenção do site e das redes sociais da CNV.
Receberam os relatórios, instituições parceiras nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Através dessa ação, o Memórias Reveladas reafirma seu compromisso com a preservação da memória e a difusão de documentos sobre o período da ditadura. Instituições interessadas em construir novas parcerias podem entrar em contato pelo e-mail: memoriasreveladas@gestao.an.gov.br.