últimas notícias

Na imagem, três pessoas estão sentadas em uma mesa de reunião em uma sala com uma bandeira do Brasil ao fundo. À esquerda, um homem com cabelos cacheados e barba, vestindo uma camisa branca, sorri enquanto segura um leque colorido. No centro, uma mulher com cabelos loiros e vestindo um blazer vermelho, também sorri. À direita, um homem com cabelos curtos e barba, vestindo um terno azul escuro e gravata, sorri enquanto olha para o lado. Todos parecem estar em um ambiente formal e descontraído.
abr 26, 2024

O GT sobre avaliação biopsicossocial da deficiência define data para apresentação de relatório final

Integrantes do Grupo de Trabalho (GT) que atua na elaboração da Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência realizaram, nesta sexta-feira (26), a…

Na imagem, há um grupo de dez pessoas em um palco, sorrindo e posando para uma foto. Eles estão em frente a um fundo colorido com desenhos abstratos e o logotipo de um evento. No centro, um homem mais velho segura um certificado junto com outro homem. Todos estão vestidos formalmente. Na frente do palco, há uma variedade de plantas tropicais e flores coloridas.
abr 26, 2024

Silvio Almeida prega respeito à cidadania de pessoas com deficiência como condição para crescimento do Brasil

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, disse que “enquanto pessoas com deficiência não tiverem a cidadania respeitada,…

Na foto, há um grupo de oito pessoas sorridentes em um evento. No centro, um homem de terno segura um documento com as palavras "TERMO DE ADESÃO AO PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - VIVER SEM LIMITE". À esquerda, um homem sentado em uma cadeira de rodas e uma mulher de pé, vestindo uma blusa branca e saia jeans, sorriem enquanto olham para o documento. À direita, um homem de camisa azul e uma mulher de vestido preto e branco também sorriem. No canto inferior direito, uma mulher sentada em uma cadeira de rodas sorri para a câmera. No fundo, há banners com logotipos do governo e símbolos de acessibilidade. No canto inferior esquerdo, há um banner com o texto "V Conferência Estadual" e ícones coloridos representando diferentes tipos de deficiência.
abr 24, 2024

Estado da Bahia assina adesão ao Novo Viver sem Limite, política pública do governo federal para pessoas com deficiência

Investimentos de R$ 6,5 bilhões – e cerca de 100 ações – marcam o Novo Viver sem Limite que, a partir…

Sobre o observatório

Este site é uma iniciativa do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O objetivo do Observatório do Novo Viver sem Limite é promover a gestão inclusiva e participativa, garantindo a transparência e o monitoramento de todas as 95 ações do Plano Nacional para toda a população. Dessa forma, o Governo Federal busca estabelecer um diálogo aberto e constante, proveniente das demandas da sociedade civil e articulado às gestões municipais, estaduais e federal.

Aqui, você encontrará informações sobre o avanço deste amplo programa, o planejamento, a implementação das políticas públicas e o resultado das coalizões intersetoriais estabelecidas pelo Novo Viver sem Limite, que projeta ações com a participação de 27 ministérios.

A primeira edição do Viver sem Limite foi lançada em 2011. Doze anos depois, a política foi aperfeiçoada e está sendo ampliada pelo Governo Federal. Agora, 95 ações estão em desenvolvimento pelo Novo Viver sem Limite — que representa retomada de ações que garantem mais dignidade às pessoas com deficiência.

O Plano Nacional é o sinal concreto de que o Governo Federal está indo no caminho certo e cumprindo o compromisso assumido com os brasileiros de não deixar ninguém para trás.

Juntos, podemos e vamos construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa!

Sobre o plano nacional

O Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência — Novo Viver sem Limite é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), para garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo território nacional. O programa é coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD).

Esta política nacional permanente da pessoa com deficiência é o resultado de uma antiga demanda dos movimentos sociais e da sociedade como um todo. Com um investimento previsto de R$ 6,5 bilhões, o Novo Viver sem Limite conta com a mobilização de 27 ministérios para implementar, nesta primeira fase, 95 ações em todo o território nacional. Para ampliar a atuação, alinhada com as necessidades específicas dos territórios e da sociedade civil, o conjunto de ações será revisto anualmente.

Apresentação da Marca Novo Viver sem Limite

Vídeo de lançamento do Plano Nacional

Transmissão do evento de lançamento

histórico

A história dos marcos legais e dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil é marcada por avanços e pela mobilização dos movimentos sociais. A Constituição de 1988, pela primeira vez, incorporou as pessoas com deficiência como detentores de direitos de cidadania, e em 2000 o país aprovou as Leis de Acessibilidade e do Atendimento Prioritário.

Outros avanços importantes foram conquistados com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e com o lançamento do Viver sem Limite 1, que transformou para sempre o desenvolvimento da política nacional sobre o tema. A primeira versão do Viver sem Limite foi lançada em 2011 por meio do Decreto nº 7.612/2011.

O Plano Nacional, à época, era integrado por 15 órgãos federais e foi estruturado nos seguintes eixos de atuação: acesso à educação; atenção à saúde; inclusão social; e acessibilidade. Entre as metas objetivas alcançadas na primeira versão estão a ampliação de salas de recursos multifuncionais na rede pública de ensino e a aquisição de 678 ônibus acessíveis, além da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos de pessoas com deficiência e da implantação de protocolos médicos para identificação de deficiências e atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa destinou também recursos para que 55 universidades federais se adaptassem para receber estudantes com deficiência e permitiu, por meio de pactuação, a abertura de cursos de letras – libras em todas as unidades federativas.

Doze anos depois, a política foi aperfeiçoada e está sendo ampliada pelo Governo Federal. Ao todo, 95 iniciativas estão em desenvolvimento pelo Novo Viver sem Limite, que representa retomada de ações que garantem mais dignidade às pessoas com deficiência.

ações

Para navegar de maneira mais fácil pelas ações, você pode filtrá-las por eixos temáticos, por órgãos responsáveis, a fase em que se encontra e os resultados.

Conheça os eixos de atuação do Novo Viver sem Limite

  • Eixo 1 – Gestão e Participação Social
  • Eixo 2 – Enfrentamento ao capacitismo e à violência
  • Eixo 3 – Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
  • Eixo 4 – Promoção do direito à educação, à assistência social e à saúde, e de outros direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais

balanço do NVSL

Gestão e participação social
Ações

18

Enfrentamento ao capacitismo e à violência
Ações

14

Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
Ações

22

Promoção de Direitos
Ações

41