Notícias
O Dia das Meninas no MAST chega a sua 12ª edição!
Dia 28 de março, sábado, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove o 12º Dia das Meninas no MAST!
Organizado pela Coordenação de Educação em Ciências (COEDU) do museu, o tema desta edição é “Radar feminino: Mudanças Climáticas no Rio de Janeiro - as mina em ação!”. Nesse sentido, o evento conta com uma tarde inteira de atividades que celebram as conquistas das mulheres na luta por direitos iguais, por meio da ciência, e reflete sobre a liderança feminina no combate às mudanças climáticas.
Sobre o evento
O Dia das Meninas no MAST é um evento anual que visa a inclusão de meninas na ciência por meio da pré-iniciação científica. As atividades realizadas no dia têm o objetivo de celebrar a participação das mulheres na ciência e refletir sobre a realidade que é enfrentada por elas na área.
De acordo com a coordenadora Josiane Kunzler, da COEDU, a intenção do evento é, também, uma defesa por maior diversidade, diferença de corpos, experiências de vida e cosmopercepções na ciência. “Isso proporciona novas perguntas, abordagens e hipóteses que vão contribuir para o fortalecimento e relevância da ciência na sociedade atual”, afirma.
Como é organizado pela COEDU, Josiane ressalta que o Dia das Meninas no MAST é concebido com base nos princípios da educação museal, sendo um deles o de construção de narrativas de forma coletiva. “Uma das maiores expectativas em relação ao evento é a de que, junto de todas(os) as(os) participantes, possamos construir novas histórias e possibilidades de habitar esse mundo de forma mais justa em termos sociais e ambientais”, salienta.
Meninas, mulheres e a mudança climática
Josiane explica a importância do tema escolhido para esta edição, ao dizer que meninas e mulheres são impactadas de forma desproporcional pelas mudanças climáticas. Elas enfrentam maior pobreza, insegurança alimentar e maior violência. Em contrapartida, a coordenadora ressalta que são as mulheres que lideram as ações de enfrentamento à crise climática, evidenciando a importância das mulheres não só para a ciência, mas para a sociedade.
A coordenadora ainda levanta a questão de que a proposta do tema não é a responsabilização das crianças, meninas, em relação às mudanças climáticas. “Na verdade, estamos trazendo para o evento a perspectiva de que as meninas estão em ação e isso está no radar feminino, porque elas têm interesse no tema, querem falar sobre, discutir, entender e pautar também. E é muito potente quando trazemos um assunto tão relevante atualmente - e ao mesmo tempo tão técnico - pela perspectiva de meninas de pré-iniciação científica. O que temos a aprender com elas?”, pondera.
Novidades
Dentre as atividades tradicionais do evento, como a barraca da descoberta, visita mediada e roda de conversas, por exemplo, neste ano, haverá uma sessão do Programa de Observação do Céu (POC) temática e inédita, em que serão abordadas histórias da Lua e de Júpiter por uma perspectiva feminista.
Abaixo, confira a programação completa:
14h-16h: Barraca da Descoberta, com oficinas sobre diversos temas:
-
Terrário e Martário: meio ambiente aqui e lá
-
Estações das meninas do clube de ciências Suave na Nave
-
Oceano terrestre e de outros planetas
-
Zona de habitabilidade
-
O Disco Voyager e a vida no universo
14h-16h: Sol, Ciência e Cecília: observações e descobertas sobre nossa estrela.
15h-16h: Visita Mediada
Visita mediada aos espaços expositivos do MAST para debater sobre a materialidade que se conecta a trajetórias de cientistas que marcaram época, atravessado por discussões sobre mudanças climáticas
16h-17h30: Roda de Conversas "Mudanças Climáticas no Rio de Janeiro - as mina em ação!"
Converse com quem está trabalhando diretamente com as mudanças climáticas e seus impactos na sociedade. Convidadas:
-
Silene Puri (historiadora indígena do povo Puri / Seeduc-RJ)
-
Sanelly Cortes (cientista ambiental / UNIRIO e IBGE)
-
Emanuelle Herculano (Projeto Teto Verde, Programa Meninas no MAST e Shell Nxplorer para a NASA)
-
Gabriele Victoria de Almeida (Projeto Teto Verde, Programa Meninas no MAST e Shell Nxplorer para a NASA)
-
Flavia Mesquita (relações públicas / Purpose)
18h-20h: Programa de Observação do Céu - “Entre deusas e cientistas: contando histórias da Lua e Júpiter”
Serviço:
12º Dia das Meninas no MAST
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Endereço: Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28/03/2026 (sábado)
Horário: das 14h às 20h (última entrada às 19h30)
Entrada gratuita