Participe de mais um Encontro com a História!

A próxima edição acontecerá no dia 15 de julho

Publicado em 08/07/2026 13:22
Compartilhe:
Encontro com a História, dia 15 julho 2026 às 14h

No dia 15 de julho, às 14h, o MAST receberá o pesquisador Rafael de Luna Freire (UFF), para a próxima edição do Encontro com a História. Por meio da mediação de Agda Brito, pesquisadora PCI/MAST, Rafael apresentará a conferência "Preservação da história do audiovisual amador: o caso do LUPA-UFF”. A palestra irá analisar o caso do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF) como uma iniciativa de pesquisa, promoção e preservação da história do audiovisual amador fluminense em diferentes vertentes, como: o conteúdo dos filmes (pela coleta, digitalização e difusão desses registros); a materialidade dos filmes (pela reunião dos suportes físicos e meios de produção); e o contexto de produção e exibição. Nessa última vertente, mesmo como um arquivo audiovisual universitário, o LUPA-UFF mantém práticas comunitárias que incluem a história oral como forma de resgatar informações indispensáveis sobre esses registros audiovisuais.

O trabalho será exemplificado pela discussão de algumas coleções de filmes amadores reunidas pelo LUPA-UFF que se tornaram documentos valiosos para a pesquisa histórica sobre diferentes temas, mas também vem subsidiando a escrita de uma nova história do cinema brasileiro.

Sobre o palestrante

Rafael de Luna é professor associado no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF). É coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF) e do INCT PreRes (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Preservação e Restauração Audiovisuais).

Serviço:
Encontro com a História - palestra de Rafael de Luna Freire
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Endereço: Rua General Bruce, 586 / auditório do prédio Ronaldo Mourão - São Cristóvão, Rio de Janeiro
Data: 15/07/2026 (quarta-feira)
Horário: 14h
Entrada gratuita
Transmissão on-line pelo YouTube do MAST

Categorias
Educação e Pesquisa
Compartilhe: