Profissionais debatem minuta que irá nortear futuro da Museologia

40 anos da regulamentação da profissão de museólogo - 2º dia

Publicado em 22/05/2024 17:01Modificado há 2 anos
Compartilhe:
2-dia-40-anos-museologoBANNER.jpg
Rita de Cássia de Matos, Marco Antônio Ballester e Cláudia Penha dos Santos

No segundo dia do evento em comemoração aos 40 anos da regulamentação da profissão de museologista, realizada no auditório Ronaldo Rogério Mourão, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), nesta quarta-feira (22), representantes de entidades de classe, universidades e demais profissionais do ramo apresentaram e colocaram em debate uma minuta com as novas diretrizes da categoria.

Subdividida em 15 artigos e dezenas de incisos, a minuta foi um trabalho coletivo ratificada com a assinatura do presidente do Conselho Federal de Museologia, COFEM, Marco Antonio Ballester Júnior.

Mas a leitura do documento gerou acalorado debate em torno das atividades que podem ser reservadas exclusivamente aos museólogos.

Presente ao evento, o diretor do MAST, Marcio Rangel salientou a importância de se garantir a atividade profissional sem ferir o direito de participação de categorias também envolvidas com estudo e pesquisa.

Presidente do COFEM, Marco Ballester também pediu cautela: precisamos especificar nosso espaço, mas sem cometer erros de outras categorias que buscaram exclusividade profissional.

Minuta
O Objetivo é que o documento possa nortear e disciplinar, pelos próximos anos, o emprego de mão de obra qualificada em ambientes onde o exercício da atividade de preservação, conservação, exposição, projetos, orientação de estagiários e outras atividades, estritamente do campo da Museologia, permaneçam exercidas por profissionais de outros ramos - configurando o exercício ilegal da profissão.

De acordo com a minuta, que poderá ser alterada em novos debates, estariam acessíveis aos museólogos a atuação em espaços como Instituições de bens arqueológicos, jardins botânicos, jardins zoológicos, museus virtual ou a céu aberto, sítios arqueológicos e históricos e etc.

Categorias
Educação e Pesquisa
Compartilhe: