Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Biografia
      • Estrutura
      • Comissão e Conselho
      • Competências
      • Regimento Interno
      • Quem é Quem
      • Identidade Visual
      • Relatórios Anuais
      • Plano Diretor/Plano Museológico 2022-2026
      • Plano Anual de Contratações (PAC)
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)
      • Plano de Dados Abertos 2024-2025
      • Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)
      • Base Jurídica - Ato de constituição do MAST
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Auditorias
      • Relatórios de Gestão
      • Relatórios de Auditoria da CGU
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Atividade de Correição e Apuração de Ilícitos
    • Gestão Patrimonial e Infraestrutura
    • Participação Social
    • Convênios e Transferências
      • Convênios
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores, Terceirizados, Estagiários e Concursos
      • Servidores
      • Terceirizados
      • Estagiários
      • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Plano de Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Regimento Interno
    • Modelos da Lei nº 14.133/21 - Termo de Referência da CGU
      • Termo de Referência para pregão
      • Termo de Referência para contratação direta
    • Outros
      • Acordo de Cooperação
      • Atos Normativos
      • Atos Normativos Vigente/Revogado
      • Informes - Corregedoria
      • Você Sabia? - Corregedoria
      • Gestão de Riscos
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)
      • Plano Anual de Contratações (PAC)
      • Carta ao Cidadão
      • Norma de relacionamento da ICT com as Fundações de Apoio
    • Termos de Execução Descentralizada
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Painel Lei de Acesso à Informação
    • Lei de Proteção de Dados Pessoais
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
    • Cursos
      • Pós-Graduação
  • Bases de Dados dos Acervos
    • Arquivístico
    • Bibliográfico
    • Museológico
  • Canais de Atendimento
    • Imprensa
      • Clippings
      • Releases
      • Contato
    • Contatos
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Imagens
    • Publicações
    • Aplicativos Digitais
    • Aplicativos Digitais
      • Aplicativos Digitais
    • MAST em Casa
    • Portal Território, Ciência e Nação
    • Museus Universitários no Brasil
  • Composição
    • Diretoria
    • Administração
    • Educação em Ciências
    • Museologia
    • Documentação e Arquivo
    • História da Ciência e Tecnologia
  • Divulgação Científica
    • Acervo Luiz de Castro Faria
    • Ciência na Ditadura
    • Dicionário Anônimo de Botânica
    • Docugame Planeta Perdido
    • Jornal O Vulgarisador
    • Território, Ciência e Nação
    • Portal de História da Ciência
    • Base Prosopon
  • Programa de Bolsas
    • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
    • Programa Capacitação Institucional - PCI
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2021 Março Inscrição de Alunos Especiais em disciplinas do PPACT
Info

Notícias

Inscrição de Alunos Especiais em disciplinas do PPACT

Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT) abre vagas para cursar disciplinas como Aluno Especial
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 23/03/2021 15h28 Atualizado em 31/10/2022 13h10
alunos-especiais-ppact.jpeg

O Museu de Astronomia e Ciências Afins, por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT), torna pública a inscrição para cursar disciplinas como Aluno Especial. De acordo com o Art. 19° do Regimento do PPACT, a inscrição para cursar disciplinas como Aluno Especial será facultada a:

Art. 19° – É facultada a inscrição em disciplinas do Mestrado em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia:

  1. A alunos regularmente matriculados em Programas Stricto sensu de outras Instituições, até o máximo de duas disciplinas por discente, desde que a solicitação do aluno seja encaminhada oficialmente pelo Coordenador de seu Programa de origem;
  2. A alunos especiais, sem vínculo com Stricto sensu de outras Instituições, portadores de diploma de ensino superior, até o máximo de uma disciplina por discente, e de dois alunos por disciplina. A inscrição de alunos especiais deve ser homologada pelo Colegiado.  

Calendário para matrícula de Alunos Especiais nas disciplinas do PPACT a serem oferecidas no 1° semestre de 2021:

  • 24/03 a 26/03/2021 – inscrição dos candidatos via formulário próprio a ser enviado pela secretaria do curso durante o período de inscrições e encaminhamento para os docentes ministrantes
  • 29/03 a 31/03/2021 – período para aval dos docentes ministrantes e homologação pelo colegiado
  • 29/03/2021 – divulgação dos resultados
  • 29/03 e 01/04/2021 – matrícula dos alunos selecionados

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail ppact.mestrado@mast.br.



Quadro de Disciplinas e Horários de aulas 1º Semestre 2021

Disciplina

Carga horária

Professor(es)

Início

Dia de aula

Local

Cultura Material, História e Ciência

DOP - 115

Optativa

45h

Profa. Dra. Heloísa Gesteira

05 de abril

Segunda-feira

(14h às 17h)

Videoconferência

História e Divulgação da Ciência

DOB-001

Obrigatória

45h

Profa. Dra. Christina Barbosa, Profa. Dra. Heloisa Bertol, Profa. Dra. Maria Esther A. Valente e Prof. Dr. Douglas Falcão

06 de abril

Terça-feira (14h às 17h)

Videoconferência

Seminário de projetos de pesquisa

DOB - 004

Obrigatória

45h

Profa. Maria Lúcia de Niemeyer Matheus Loureiro e Profa. Dra. Cláudia Penha dos Santos

07 de abril

Quarta-feira (14h às 17h)

Videoconferência

Preservação e Processos Curatoriais

DOP-113

Optativa

45h

Prof. Dr. José Mauro Matheus Loureiro

08 de abril

Quinta-feira (14h às 17h)

Videoconferência

Formação e Gestão de Coleções Especiais

DOP-116

Optativa

45h

Prof. Dr. Fabiano Cataldo

09 de abril

Sexta-feira                 (14h às 17h)

Videoconferência

Prováveis datas das aulas:
Obs: atualizado em 01/03/2021

Cultura Material, História e Ciência – DOP 115

A proposta central do curso é refletir sobre a forma pela qual a noção de cultura material impactou as reflexões sobre a História da Ciência e da Tecnologia. Pretende- se explorar a noção de artefato a partir de uma perspectiva teórica que explore como as ideias e os objetos formam contextos científicos específicos. Além disso, identificar o potencial de análise dos artefatos sempre relacionados a um conjunto mais amplo de documentos que nos auxiliem a construir reflexões a partir de seus usos e significados que lhes são atribuídos pelos agentes sociais. Por meio de uma bibliografia especializada, pretende-se refletir sobre os diversos tipos de artefatos que permitem a interação entre o homem e a natureza e a própria comunicação dos dados científicos. Destacamos aqui os instrumentos científicos, jardins botânicos, livros, desenhos, protótipos, utensílios entre outras formas de materialização do conhecimento.

05, 12, 19 e 26 de abril; 03, 10, 17, 24 e 31 de maio; 07, 14 e 21 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

História e Divulgação da Ciência - DOB-001:

A disciplina tem como objetivo discutir criticamente com os alunos pesquisas e práticas relativas aos processos de produção, pesquisa e socialização de acervos de ciência e tecnologia. No que diz respeito à sua produção, os acervos de ciência e tecnologia são compreendidos a partir da perspectiva da pesquisa em história da ciência, como registros materiais de processos e práticas científicas do passado. Neste sentido, a disciplina deverá privilegiar uma abordagem historiográfica, procurando estabelecer um diálogo entre diferentes correntes teóricas da história da ciência, e um paralelo com as transformações que tiveram lugar na história social e cultural ao longo do século XX, com a ampliação da noção de fontes documentais. No que diz respeito à socialização de acervos considera-se o interesse que as coleções despertam no público não especializado, descobrindo os objetos das coleções como testemunhos da história cultural e natural. Os estudos sobre a relação do público com as exposições e atividades de divulgação permitem conhecer o comportamento dos visitantes nessas atividades auxiliando na produção dessas ações.

06, 13, 20 e 27 de abril; 04, 11, 18 e 25 de maio; 01, 08, 15 e 22 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

Seminário de Projetos de Pesquisa - DOB-004:

A disciplina tem como objetivo a discussão dos projetos de pesquisa dos alunos e professores, abordando metodologia da pesquisa, revisão e atualização dos projetos, definição das orientações e estudos dirigidos.

07, 14 e 28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio; 02, 09, 16, 23 e 30 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

Preservação e Processos Curatoriais - DOP-113:

Conceitos de Curadoria, Curador e Preservação nos horizontes das coleções museológicas e do patrimônio de ciência e tecnologia. A função social das ações teóricas e pragmáticas da preservação e da curadoria. Convergências e dissonâncias nos diferentes modelos preservacionistas e curatoriais. Conceitos de curadoria e curador; discussão de questões semânticas relacionadas aos conceitos a partir do lugar do curador e sua função social como produtor de enunciados e discursos. Os gabinetes de curiosidades. Transição para os museus modernos. Consolidação dos modelos curatoriais em sua gênese. Conceito de curadoria. Autonomização do sujeito curador: diferentes tipologias, diferentes pragmáticas.

08, 15, 22 e 29 de abril; 06, 13, 20 e 27 de maio; 10, 17 e 24 de junho; 1º de julho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

Formação e Gestão de Coleções Especiais - DOP-116:

Conceitos de coleções especiais. História do livro, história das bibliotecas e história das coleções especiais. As coleções especiais na História. Coleção Especial e Patrimônio Bibliográfico. As bibliotecas privadas e as coleções especiais. Coleções Especiais em universidades e institutos de pesquisa; marcas de proveniência bibliográfica: memória e patrimônio. As doações de coleções especiais. Formação e gestão de coleções especiais. Curadoria e gestão de coleções especiais. Coleções especiais: difusão, acesso, preservação e segurança.

09, 16, 23 e 30 de abril; 07, 14, 21 e 28 de maio; 04, 11, 18 e 25 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Biografia
      • Estrutura
      • Comissão e Conselho
      • Competências
      • Regimento Interno
      • Quem é Quem
      • Identidade Visual
      • Relatórios Anuais
      • Plano Diretor/Plano Museológico 2022-2026
      • Plano Anual de Contratações (PAC)
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)
      • Plano de Dados Abertos 2024-2025
      • Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)
      • Base Jurídica - Ato de constituição do MAST
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Auditorias
      • Relatórios de Gestão
      • Relatórios de Auditoria da CGU
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Atividade de Correição e Apuração de Ilícitos
    • Gestão Patrimonial e Infraestrutura
    • Participação Social
    • Convênios e Transferências
      • Convênios
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores, Terceirizados, Estagiários e Concursos
      • Servidores
      • Terceirizados
      • Estagiários
      • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Plano de Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Regimento Interno
    • Modelos da Lei nº 14.133/21 - Termo de Referência da CGU
      • Termo de Referência para pregão
      • Termo de Referência para contratação direta
    • Outros
      • Acordo de Cooperação
      • Atos Normativos
      • Atos Normativos Vigente/Revogado
      • Informes - Corregedoria
      • Você Sabia? - Corregedoria
      • Gestão de Riscos
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)
      • Plano Anual de Contratações (PAC)
      • Carta ao Cidadão
      • Norma de relacionamento da ICT com as Fundações de Apoio
    • Termos de Execução Descentralizada
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Painel Lei de Acesso à Informação
    • Lei de Proteção de Dados Pessoais
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
    • Cursos
      • Pós-Graduação
  • Bases de Dados dos Acervos
    • Arquivístico
    • Bibliográfico
    • Museológico
  • Canais de Atendimento
    • Imprensa
      • Clippings
      • Releases
      • Contato
    • Contatos
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Imagens
    • Publicações
    • Aplicativos Digitais
    • Aplicativos Digitais
      • Aplicativos Digitais
    • MAST em Casa
    • Portal Território, Ciência e Nação
    • Museus Universitários no Brasil
  • Composição
    • Diretoria
    • Administração
    • Educação em Ciências
    • Museologia
    • Documentação e Arquivo
    • História da Ciência e Tecnologia
  • Divulgação Científica
    • Acervo Luiz de Castro Faria
    • Ciência na Ditadura
    • Dicionário Anônimo de Botânica
    • Docugame Planeta Perdido
    • Jornal O Vulgarisador
    • Território, Ciência e Nação
    • Portal de História da Ciência
    • Base Prosopon
  • Programa de Bolsas
    • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
    • Programa Capacitação Institucional - PCI
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca