Notícias
Acontece no IPEN o primeiro encontro do Distrito de Inovação de São Paulo
No dia 16 de dezembro, o IPEN sediou o primeiro encontro do Distrito de Inovação de São Paulo, uma iniciativa estratégica concebida em 2024 para integrar organizações de excelência em ciência e tecnologia situadas na zona oeste da capital.
Fruto da colaboração entre a USP, o Instituto Butantan, o IPEN e o IPT, o projeto fundamenta-se no conceito de Geografia da Inovação e visa conectar essas instituições de pesquisa à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI), à Fapesp e à prefeitura municipal.
O evento reuniu representantes das entidades fundadoras e da SCTI, marcando o início da estruturação de governança e do diálogo com os diversos atores do ecossistema de inovação paulista. Durante a programação, que incluiu uma visita técnica ao Reator IEA-R1 do IPEN, foram apresentadas as propostas do Distrito, detalhadas as competências específicas de cada instituição e prospectadas sinergias fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.