Notícias
Dia Mundial do Meio Ambiente 2025 - Plástico
5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este ano, o tema “O fim da poluição plástica global” chama atenção para o grande desafio atual da gestão coletiva dos resíduos de plástico, que acarretam sérios problemas ambientais, econômicos e de saúde.
Ligado principalmente pelos oceanos, o problema da poluição plástica atinge o planeta como um todo, merecendo atenção de toda a sociedade e de cada indivíduo que consome e produz resíduo.
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) atua em duas importantes vertentes para contribuir para essa meta global.
♻ Por meio de pesquisa, no Laboratório de Tecnologia de Materiais Poliméricos (LAMAP) são desenvolvidos materiais compósitos, que adicionam resíduos agroindustriais ou cargas inorgânicas aos plásticos convencionais ou biodegradáveis. Esses materiais podem apresentar desempenho mecânico adequado a diversas funções, para uso em produtos como pisos, revestimentos, tijolos, mobiliário, embalagens, agricultura e manufatura aditiva (impressão 3D), e representam uma alternativa mais sustentável, atendendo aos conceitos de economia circular e os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, propostos pela ONU com a agenda 2030. A equipe do laboratório ainda testa materiais em condições simuladas do solo e do ambiente marinho, de modo a aprimorar as características esperadas para reduzir o impacto da poluição plástica.
♻ Na gestão do próprio resíduo, por meio da Comissão de Sustentabilidade, o INT tem atuado para reduzir ao máximo o consumo interno de plásticos descartáveis e para promover a coleta seletiva desses materiais. A substituição de produtos como copos plásticos descartáveis por canecas e copos individuais foi uma das ações adotadas em todo o Instituto e o resíduo plástico de embalagens hoje é absorvido pela coleta empreendida por cooperativas de catadores. A coleta seletiva cidadã não só diminui a poluição por resíduos plásticos, como promove a reciclagem, retornando o material coletado à cadeia produtiva.
O fim da poluição plástica depende de todos e de cada um de nós, em nossas ações do dia a dia.
Vamos nos reciclar?! Assim, poderemos avançar juntos nessa meta!
