Notícias
Programa "IEN Portas Abertas” retorna com visitação às instalações de pesquisa e divulgação científica
Estudantes do CIEP 224 Oswaldo Aranha em frente ao prédio do Reator Argonauta durante o “IEN Portas Abertas”. Foto: Gledson Júnior.
O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) retomou no último dia 18 de setembro o programa “IEN Portas Abertas”, criado com o intuito de receber um público diverso para conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos pelo Instituto. Essa iniciativa atende ao Objetivo Estratégico 7 do Plano Estratégico Institucional da Comissão Nacional de Energia Nuclear entre 2023 e 2027, que orienta sobre a implementação de programas de comunicação voltados para o público interno e que valorizem as aplicações seguras da tecnologia nuclear.
Nessa primeira edição, o Portas Abertas atendeu a servidores e colaboradores do IEN/CNEN e seus familiares, além de um grupo de estudantes de ensino médio do CIEP 224 Oswaldo Aranha, em Realengo, zona norte do Rio de Janeiro, convidados pelo servidor do Instituto, Dr. Rodolfo de Oliveira Rosa.
A programação teve início com uma aula no auditório, conduzida pelo professor Eugênio Rangel Marins, coordenador do Laboratório de Realidade Virtual do IEN/CNEN, em que ele abordou a diversidade de utilidades do potencial nuclear para fins pacíficos, capaz de gerar benefícios em áreas como saúde, agricultura, preservação de acervos históricos, geração de energia, entre outras.
Os visitantes também puderam conhecer algumas das principais instalações do IEN/CNEN, como o Laboratório de Nanorradiofármacos, onde são desenvolvidas terapias inovadoras destinadas ao tratamento de pacientes diagnosticados com câncer e outras patologias, como Alzheimer e Parkinson. Por ser uma área controlada e supervisionada, só foi permitida a entrada do público maior de 18 anos.
Também estava na rota do IEN Portas Abertas o novo ambiente de visitação do Laboratório de Realidade Virtual, inaugurado em julho, onde foram apresentadas as mais recentes inovações do setor, com recursos em holografia, reproduções em 3D de átomos nucleares, além do projeto da Cidade Virtual da Ciência. Ainda estava no percurso o local que abriga o acelerador de partículas Ciclotron RDS-111, utilizado para a realização de pesquisas e estudos em física nuclear.

- Participantes do IEN Portas Abertas conhecendo o espaço de visitação do Laboratório de Realidade Virtual. Foto: Gledson Júnior.
Assim como aconteceu para a visita de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante a Semana de Engenharia Nuclear, também foi montada uma exposição com peças de acervo, equipamentos de trabalho e maquetes, cujas funcionalidades foram explicadas pelos próprios pesquisadores do IEN/CNEN. Ao final do evento, os participantes puderam testar os conhecimentos que adquiriram ao longo do passeio em um quiz com perguntas sobre energia nuclear e radioatividade, em que os vencedores ganharam como brinde uma camisa personalizada do IEN/CNEN.
O diretor adjunto do CIEP 224 Oswaldo Aranha, Paulo Roberto Fonseca da Silva, elogiou a hospitalidade e acolhimento que os alunos receberam por parte do Instituto e considerou esse evento uma oportunidade única de levar um conhecimento, que parecia de difícil acesso, para o público juvenil: “Ficamos muito gratos pela visita que fizemos hoje, que ofereceu uma gama de conhecimentos aos nossos alunos e o IEN/CNEN está de parabéns com a recepção que nós tivemos aqui”.
Já na avaliação da técnica de segurança do trabalho da Eletronuclear Suely de Fátima Rodrigues Cerqueira, essa visita ao IEN/CNEN foi proveitosa para “saber mais sobre as diversas aplicações da energia nuclear e conhecer os diversos projetos que o IEN/CNEN executa, ainda mais na área da saúde”.

- Suely Cerqueira, da Eletronuclear, também participou dessa primeira edição do IEN Portas Abertas. Foto: Gledson Júnior.
Com a repercussão positiva sobre a primeira edição do “IEN Portas Abertas”, já existe a expectativa de que ele se repita até o fim deste ano e em outras edições ao longo de 2026, resgatando, assim, esse evento que ocorria no passado e que simboliza uma das principais características do IEN/CNEN que é estar aberto a todos que tiverem interesse em aprender sobre a energia nuclear.
Escrita por: José Lucas Brito (SETCOS/ IEN)
Galeria de fotos do IEN Portas Abertas

- Colaboradores do IEN/CNEN e demais visitantes externos puderam participar do IEN Portas Abertas. Autor: Gledson Júnior.

- Professor Eugênio Marins ministrando sua palestra para o público do IEN Portas Abertas. Autor: Gledson Júnior.

