Notícias
IEN/CNEN recebe alunos da Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ
Grupo de Estudantes do SEEN na exposição com maquetes e itens de acervo do IEN na visita que aconteceu no último dia 3 de setembro. Foto: Gledson Júnior.
No último dia 3 de setembro, um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitaram as instalações do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) como parte da programação de eventos da 13ª edição da Semana de Engenharia Nuclear, gerida pela Seção Estudantil de Engenharia Nuclear (SEEN) da universidade, que aconteceu entre os dias 1 e 5 do mesmo mês.
Os alunos, que estão graduando em engenharia nuclear e em outras áreas de Ciências Exatas puderam assistir, no auditório do IEN/CNEN, a um minicurso intitulado “Contribuições de experiências em divulgação científica sobre energia nuclear, em eventos de C,T&I”, conduzido pela professora Valéria Pastura. Na oportunidade, foram apresentadas as estratégias dos cientistas e demais divulgadores para fazer a sociedade repensar o ponto de vista, ainda temerário, em relação à energia nuclear, e como suas expertises contribuem de diversas formas em nosso cotidiano.

- Professora Valéria Pastura conduzindo o minicurso para os alunos da Semana de Engenharia Nuclear. Foto: Gledson Júnior.
No roteiro de visitação, os integrantes do SEEN conheceram o Laboratório de Nanorradiofármacos, setor onde são desenvolvidas terapias e tratamentos inovadores voltados para oncologia, doenças neurodegenerativas e outras patologias. A explicação sobre essa rotina de trabalho no laboratório foi conduzida pela pós-doutoranda Natália Cristina Silva.
Os estudantes da UFRJ tiveram a oportunidade de serem os primeiros a conhecerem o novo espaço de visitações do Laboratório de Realidade Virtual (LabRV/IEN), inaugurado em julho deste ano, local onde estão disponíveis as mais recentes inovações, como hologramas, jogos que simulam o transporte de barris radioativos e a versão completa da Cidade Virtual da Ciência. As inovações foram apresentadas pelo grupo de bolsistas que compõem esse setor: Letícia Antunes, Hilary Lima, Raphael Rodrigo, Ana Carolina Nogueira, Vinícius Gouveia, Robson Amador, Lucas Coelho, além do coordenador do LabRV/IEN, o professor Eugenio Marins.
Além desses ambientes de divulgação científica e de estudos da área de Medicina Nuclear, os visitantes foram guiados pelo operador Antônio Pedro Júnior às instalações do Reator Argonauta, onde apresentou todo o trabalho de pesquisa, instrumentação e de operação nesse que é o primeiro reator de pesquisa instalado no Brasil, por engenheiros e matérias-primas nacionais.
No salão vermelho do Instituto, foi montada uma exposição para que os graduandos pudessem ver itens de acervo da rotina de trabalho no IEN/CNEN, como monitores de radiação, balanças, além de maquetes, uma reproduzindo o pequeno reator modular de água pressurizada, e outra que demonstra a utilização da nuclear na geração de energia. Antônio Pedro Júnior, juntamente com os servidores Antônio Sérgio da Silva, Cintia de Andrade Custódio e Douglas Souza Sales fizeram a explicação sobre cada um desses objetos e responderam às curiosidades dos estudantes.
A visita dos participantes da Semana de Engenharia Nuclear reforça uma das principais características do IEN/CNEN de estar aberto à academia e aos futuros profissionais da área, além de estreitar laços com quem frequenta a Cidade Universitária da UFRJ, onde o Instituto está situado, conforme foi observado por Camilly Penha, uma das copresidentes do SEEN e aluna de iniciação científica desta unidade técnico-científica:
“Foi impressionante ver a qualidade da pesquisa do IEN/CNEN, o quanto de benefício que o Instituto traz para a sociedade e acredito que o trabalho da Semana de Engenharia Nuclear é disseminar a divulgação científica e projetos para a maior parte das pessoas que não conhecem e não sabem que existem, e acredito que muitas das pessoas que saíram daqui vão chegar nas suas casas partilhando o que o Instituto de Engenharia Nuclear faz”, declarou Camilly.
Escrita por: José Lucas Brito (Setcos/ IEN)
Roteiro de Fotos: Gledson Júnior (Setcos/ IEN)





