Notícias
IEN/CNEN participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Servidores do IEN/CNEN (Mauro Lúcio Borges, Rodolfo de Oliveira Rosa, Eliane Pavesi e Antônio Pedro Júnior) representando a instituição no estande da CNEN no SNCT 2025. Foto: Alice Queiroz (CDTN/CNEN)
Na última segunda-feira, 20 de outubro, foi aberta oficialmente a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento de popularização do conhecimento científico no Brasil, coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Instituições de ensino e pesquisa de todo o país estão em Brasília para apresentar seus trabalhos, entre elas, o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN).
No estande da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia a qual o IEN/CNEN é vinculado, os servidores que representarão o instituto na SNCT irão demonstrar os seguintes trabalhos e pesquisas desenvolvidas:
- Equipamentos e itens de proteção radiológica;
- Cidade Virtual da Ciência e demais simuladores desenvolvidos pelo Laboratório de Realidade Virtual;
- Maquete que reproduz uma linha férrea, explicando o uso da energia nuclear no abastecimento de eletricidade, no atendimento às áreas de saúde, agricultura, indústria, entre outras, além de demonstrar o funcionamento do transporte de minérios;
- Maquete do Reator Argonauta;
- Jogos interativos sobre a ciência nuclear, com distribuição de brindes para os participantes.
- LEIA TAMBÉM: Programa "IEN Portas Abertas” retorna com visitação às instalações de pesquisa e divulgação científica

- Servidor Antônio Pedro Júnior apresentando o elemento combustível do Reator Argonauta a um visitante no estande da CNEN. Foto: Alice Queiroz (CDTN/CNEN)
Na edição de 2024, o estande da CNEN recebeu a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do secretário do MCTI, Inácio Arruda, justificando o interesse do Governo Federal nas pesquisas e projetos desenvolvidos no setor nuclear, especialmente os dedicados à divulgação científica. A expectativa é de que neste ano, novamente, a titular do MCTI confira as novidades tecnológicas apresentas pela CNEN e suas unidades.

- Presidente Lula visitando o estande da CNEN no SNCT 2024 e recebendo um livro sobre o Reator Multipropósito. Foto: Ricardo Stuckert
A 22ª SNCT está com o tema “Planeta água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, aproveitando o fato de que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que o período entre 2021 e 2030 será a “Década da Ciência Oceânica”. Desta forma, o evento que acontece até domingo, 26 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, convida a sociedade como um todo a refletir sobre como os hábitos da vida humana, pesquisas e ações governamentais moldam o futuro do oceano e do planeta.
A Cultura Oceânica também deverá ser um dos pontos de debate da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro, na cidade de Belém, capital do Pará, reforçando a importância de preservar e melhorar a qualidade de vida nos oceanos, que compõem 70% da superfície da Terra.
Escrito por: José Lucas Brito (Setcos/ IEN)