Notícias
CNEN tem encontro institucional com a Abdan
Presidente da Abdan, Celso Cunha, e o diretor de Gestão Institucional da CNEN, Dr. Pedro Maffia. Foto: Assessoria de Comunicação / Abdan
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participou de uma reunião com a Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan) no dia 15 de dezembro. O diretor de Gestão Institucional e presidente substituto da CNEN, Dr. Pedro Maffia, se encontrou com o presidente da entidade, Celso Cunha, na sede da associação, no Rio de Janeiro.
Projetos estratégicos da autarquia foram mencionados, como o microrreator nuclear brasileiro, e foi salientada a importância do trabalho conjunto e das diversas parcerias com sociedades científicas, empresas, associações e instituições públicas e privadas da área. O gestor da CNEN também enfatizou o papel da governança e gestão, pesquisa desenvolvimento, projetos, inovação e ensino, mostrando que a autarquia está completamente focada nesses temas.
A Abdan é uma associação privada que congrega empresas participantes das atividades nucleares no Brasil, voltada a impulsionar negócios e tecnologia. O presidente da entidade destacou que a associação representa muitas empresas da indústria nacional, algumas delas são associadas, e neste sentido trabalha como uma grande plataforma voltada ao negócio, e vê com fundamental importância a participação destas nos projetos da área nuclear em nível nacional.
Em 2026, a CNEN completa 70 anos de fundação e pretende realizar uma série de eventos para marcar a data. Além disso, diversos projetos estão em curso, como o RMB e o projeto Centena. Serão importantes instalações, tendo em vista o estágio de desenvolvimento tecnológico nuclear no Brasil.
"A história da CNEN de desenvolvimento em todas as áreas do setor nuclear e a sua capacidade técnica trazem muitas áreas de convergências para o desenvolvimento da indústria nacional", enfatiza Maffia.
Fonte: Cocom/ CNEN