Notícias
HFA promove Curso de Emergências Médicas do HFAB
Brasília, DF, 27/01/2026 – O Hospital das Forças Armadas (HFA), sempre comprometido com duas de suas principais missões institucionais — Ensino e Pesquisa —, sediou nos dias 24 e 25 de janeiro o Curso de Emergências Médicas do Hospital da Força Aérea de Brasília (HFAB), com o apoio estrutural da Direção Técnica de Ensino e Pesquisa (DTEP). A iniciativa teve como objetivo promover o aperfeiçoamento técnico dos médicos envolvidos em ações de resposta ao atendimento emergencial. O início das atividades contou com as presenças do Brigadeiro Yoshibumi Kumeta, Diretor Técnico de Saúde do HFA, e da Contra-Almirante Cláudia Amaral, Diretora Técnica de Ensino e Pesquisa.

As palestras foram ministradas por médicos militares da Força Aérea Brasileira, oriundos do HFAB, e abordaram temas como emergências cardiológicas e pediátricas, manejo avançado de vias aéreas, atendimento ao paciente grave, ATLS e protocolos hospitalares em infectologia. O público-alvo do evento foi composto, exclusivamente, por médicos do próprio HFAB, que tiveram a oportunidade de aprimorar sua capacidade de resposta em situações de emergência médica, por meio de atividades teóricas, práticas e de simulação realística.

- ㅤㅤ
O apoio oferecido pelo HFA, ao disponibilizar seu espaço, infraestrutura e equipamentos modernizados para a realização do referido curso, fortalece os relevantes laços institucionais, estratégicos e de cooperação mútua entre esta Organização Militar de Saúde e os demais hospitais militares de área da Guarnição de Brasília. Um Novo HFA!

Por 1º Tenente Santos
𝐇𝐅𝐀: 𝐔𝐍𝐈𝐍𝐃𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐂̧𝐀𝐒 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐒𝐀𝐔́𝐃𝐄
𝐀𝐬𝐬𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐇𝐅𝐀
( 𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐒𝐎𝐂).