Notícias
HFA realiza a Inauguração do Centro Integrado de Fisioterapia no seu 53º Aniversário e sedia a 13ª reunião de seu Conselho Consultivo.
Brasília, DF 27/03/2025 – Na manhã desta quarta-feira (26), o Hospital das Forças Armadas (HFA) realizou a inauguração de seu Centro Integrado de Fisioterapia (CIF). A solenidade marca as comemorações do aniversário de 53 anos do Hospital, completos na data de hoje dia 27 de março. Estiveram presentes, senhor General de Exército João Chalella Junior, Chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército, o senhor Almirante de Esquadra Renato Garcia Arruda, Diretor-Geral de Pessoal da Marinha, o senhor General de Divisão Luiz Gonzaga Viana Filho, Comandante Logístico do HFA, o senhor Vice-Almirante Artur Oscar de Oliveira Passos, Diretor de Saúde da Marinha, o senhor General de Divisão Marco Aurélio Nunes Pereira, Diretor de Saúde do Exército, o senhor Contra-Almirante Vicente Garcia Ramos, Diretor Técnico de Saúde do HFA e o senhor Brigadeiro Yoshibumi Kumeta, Diretor Técnico de Ensino e Pesquisa. Pelo Ministério da Defesa (MD), estiveram presentes o senhor Oswaldo Gomes dos Reis Junior, Secretário Adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD), o senhor Marcelo Martins Pimentel, Chefe de gabinete do MD e a Senhora Contra-Almirante Maria Cecília, Diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social do MD, além de outras autoridades civis e militares que abrilhantaram o evento com suas presenças.

A nova edificação possui mais de 1.400 metros quadrados de área construída, que abrigarão salas com novos equipamentos e ambientes climatizados, com o objetivo de proporcionar maior conforto aos profissionais de fisioterapia e um atendimento mais humanizado aos pacientes que estarão em processo de reabilitação física.

Em suas palavras, o General Viana Filho destacou os diversos avanços alcançados pelo HFA no ano de seu 53º aniversário, mencionando o início das cirurgias assistidas pela plataforma robótica Versius, previstas para o início de abril, a reativação do 10º andar da Lâmina Hospitalar, com a oferta de mais leitos focados na internação, e a homologação da nova licitação para a continuidade das obras da Usina Fotovoltaica, que, após concluída, trará sustentabilidade energética e uma considerável economia de recursos ao hospital. Ele finalizou ressaltando a inauguração do Centro Integrado de Fisioterapia como o ápice do evento: “É uma obra nova, que amplia consideravelmente o patrimônio físico do hospital e traz modernidade a um espaço confortável para nossos pacientes.”

Em ato contínuo, o Hospital sediou, no auditório da Diretoria Técnica de Ensino e Pesquisa (DTEP), a 13ª Reunião do Conselho Consultivo do HFA, que foi presidida pelo senhor Oswaldo Gomes dos Reis Junior, Secretário Adjunto da SEPESD. O objetivo da reunião foi tratar de assuntos relacionados à gestão do HFA, conforme a Portaria Normativa Nº 108/GM-MD, de 3 de dezembro de 2019, de interesse do Ministério da Defesa e das três Forças Singulares: Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB).
HFA: UNINDO FORÇAS PELA SAÚDE
Assessoria de Comunicação Social do HFA