Notícias
A Divisão de Tecnologia da Informação Implementa Solução Tecnológica que gera economicidade ao HFA
A Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) deu um passo importante para modernizar os processos de manutenção preventiva do parque computacional do Hospital das Forças Armadas (HFA). No dia 30 de janeiro de 2025 foi realizado o treinamento para a utilização de um novo módulo do Sistema de Gestão de Pessoas (SGP), desenvolvido pela Subdivisão de Integração de Sistemas (SDIS). A manutenção preventiva de 2025, que terá início em 3 de fevereiro, será conduzida inteiramente dentro dessa nova solução.
Inovação Tecnológica para Melhor Eficiência
A solução permite que a Subdivisão de Suporte (SDS) execute manutenções preventivas de forma mais ágil e eficiente, garantindo maior qualidade nos serviços oferecidos aos colaboradores do HFA. Essa iniciativa reflete o compromisso da DTI em utilizar a tecnologia como um motor de inovação, promovendo melhorias na área meio para impactar positivamente os processos da área fim.
Ganho de Produtividade e Sustentabilidade
A integração entre as subdivisões SDIS e SDS resultou em um significativo ganho de produtividade para a DTI gerando economicidade ao hospital. Antes da implementação, cada uma das manutenções preventivas anuais exigia a impressão de cerca de 500 folhas para coleta de informações e checklists. Além disso, os dados coletados eram posteriormente redigitados em planilhas de Excel e processados para geração de relatórios, consumindo tempo e a probabilidade de erros.
Com a nova solução, todo o processo foi digitalizado, eliminando o uso de papel. Os dados são automaticamente compilados em dashboards e relatórios, oferecendo controle em tempo real das atividades realizadas. Essa transformação representa um claro alinhamento ao conceito paperless, que alia eficiência operacional à sustentabilidade ao reduzir uso de papel. Essa inovação coloca a tecnologia como uma aliada fundamental na transformação dos processos tradicionais em soluções modernas e sustentáveis.
Economicidade Atingida com a Implementação da Solução Tecnológica
A economia gerada pela nova solução tecnológica pode ser mensurada com base na redução de tempo e custos operacionais. Anteriormente, o registro manual das informações em papel, seguido da transcrição para o computador, digitalização e organização dos dados para criação de relatórios, demandava anualmente cerca de 35 minutos por folha. Com um total de 423 folhas processadas, isso representava aproximadamente 247 horas de trabalho por ano. Considerando o valor bruto da hora de trabalho, somente essa demanda gerava um custo anual de R$ 5.681,00. Além disso, havia despesas diretas e indiretas, como consumo de papel, energia elétrica e toner de impressão. Com a implementação do sistema automatizado, os relatórios e gráficos necessários são gerados instantaneamente, eliminando a necessidade de impressão e otimizando a operação. Esse avanço não apenas trouxe uma economia direta significativa, mas também abriu a possibilidade de aplicar a mesma solução e metodologia a outros processos, ampliando ainda mais os ganhos para o HFA.

- Grafico de Dados de economia e transparência
Pesquisa de Satisfação para Melhoria Contínua
Para garantir a qualidade dos serviços prestados, também foi implementada uma pesquisa de satisfação que será aplicada após cada manutenção preventiva. Os colaboradores do HFA terão a oportunidade de expressar suas opiniões sobre os serviços da DTI, possibilitando a identificação de pontos de melhoria e a promoção de um ciclo de aprimoramento contínuo. Essa prática está alinhada com diretrizes de boas práticas em gestão de serviços de TI, como ITIL (Information Technology Infrastructure Library) que recomenda a aplicação de pesquisas de satisfação para avaliar a eficácia dos serviços e Lean Six Sigma que foca na melhoria de processos visando aumentar a qualidade e a eficiência de produtos e serviços usando também com base em dados de satisfação dos usuários.
Compromisso com a Excelência
A DTI segue empenhada em elevar o padrão de atendimento e prestação de serviços, buscando constantemente a eficiência e a qualidade. Essa iniciativa também está em conformidade com as diretrizes do Comandante Logístico publicadas no Aditamento APG nº 001 ao BI/HFA nº 185 nos itens "e" e "f", que destacam a importância de manter indicadores de resultado e controle das atividades e processos. Com essa nova solução, a DTI reforça seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria contínua dos serviços prestados ao HFA, resultando em impactos positivos na operação das atividades fim.
HFA: UNINDO FORÇAS PELA SAÚDE!
Assessoria de Comunicação Social do HFA (A COM SOC)
Fonte: Divisão de Tecnologia da Informação do HFA
