Notícias
FORMAÇÃO
Pontão Travessia Sertão Gerais abre inscrições para curso gratuito sobre Cultura Viva em parceria com o MinC e o IFNMG
Divulgação
O curso A Cultura é Viva: Experiências comunitárias e práticas territoriais no Gerais é destinado a formação de agentes culturais, representantes de Pontos de Cultura e gestores públicos. O objetivo é qualificar a atuação desse público em relação à Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e produção cultural de base comunitária, com foco nos territórios rurais e urbanos do Norte e Noroeste de Minas Gerais, Jequitinhonha, Mucuri, Espinhaço e Triângulo Mineiro. Os interessados devem fazer a inscrição neste link, até o dia 10 de setembro. Estão disponíveis 120 vagas.
A iniciativa é realizada pelo Pontão de Cultura Travessia Sertão Gerais, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Arinos. Com duração de 22 horas, o curso está estruturado em 11 encontros síncronos na modalidade online, usando a plataforma Zoom. As aulas serão realizadas no período de 15 de setembro a 7 de outubro de 2025.
A formação faz parte do Programa Barriguda de Educação, desenvolvido pelo Pontão de Cultura para atender os agentes culturais, ambientais e de turismo. Propõe uma abordagem que compreende cultura e natureza como dimensões indissociáveis da vida, valorizando os saberes locais e a diversidade dos territórios mineiros.
Serviço
Período de inscrições: Até 10/09/25
Início das aulas: 15/09/2025
Vagas: 120 vagas com certificação pelo IFNMG Campus Arinos.
Público-alvo: Agentes de Cultura Viva, gestores de Pontos de Cultura, gestores públicos de cultura e agentes culturais maiores de 18 anos residentes em Minas Gerais, com prioridade para moradoras e moradores das seguintes regiões de Minas Gerais: Norte, Noroeste, Jequitinhonha, Mucuri, Central mineira e Triângulo mineiro.
Saiba mais: https://rosaesertao.org.br/pontao-travessia-e-ifnmg-oferecem-curso-online/
Comitê Gestor do Pontão de Cultura Travessia Sertão Gerais
Instituto Rosa e Sertão
Ponto de Cultura Centro de Artesanato de Januária
Ponto de Cultura Sagarana/Cresertão
Ponto de Cultura Loas Xakriabá
Ponto de Cultura Folias/Vokuim
Ponto de Cultura Projeto Presente
Ponto de Cultura Mulheres Sustentáveis