Institucional
GABINETE
Coordenadora-Geral: Valquíria Salgado Quilici
DIVISÃO DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO
Equipe: Armando Souza de Oliveira, Cícero Vicente da Silva, Durval Gonçalves de Paula, Lourival Eduardo Ribeiro Samy e Sérgio Iglésias.
– Suporte Operacional –
Equipe: Darci da Silva Pinto, Paulo Roberto Alves, Rubem André, e Valter França Bezerra
DIVISÃO DE APOIO À PRODUÇÃO
– Acervo e Difusão –
Equipe: Liana Corrêa, Rosiane Fonseca, Alexandre Ferraz Jardim, Clério Pavão, Francisco Luz, Gilson Rodrigues, Joaquim Eufrasino Neto, José Luiz Rosa, Júlio César Araújo Diniz, Luiz Fernando Ferreira, Marcelo da Cruz Leal, Marcos Souza, Mauro Dias, Natália de Castro, Renato Luiz da Costa e Ronaldo Martins Matos
– Animação –
Equipe: Sérgio Luiz Arena
– Apoio à Mostras e Festivais –
Equipe: Joana Lima
– Pesquisa –
Equipe: Tânia Regina Vidal
Histórico do Centro Técnico Audiovisual
O CTAv nasceu a partir de uma parceria entre a Embrafilme e o National Film Board (NFB), do Canadá. Um acordo de cooperação técnica, assinado em 1985, possibilitou a criação do Centro Técnico Audiovisual, que na época era vinculado à Diretoria de Operações Não-Comerciais da Embrafilme (DONAC).

Entre os objetivos do CTAv citados no acordo, estão:
“Apoiar o desenvolvimento da produção cinematográfica nacional, dando prioridade ao realizador independente de filmes de curta, média e, eventualmente, longa-metragem; estimular o aprimoramento da produção de filmes de animação e curta metragem; (…) promover a implantação de medidas voltadas à formação, capacitação e aperfeiçoamento de pessoal técnico necessário à atividade cinematográfica; (…) atuar como órgão difusor de tecnologia cinematográfica para núcleos regionais de produção e apoiar o surgimento deles.”
Ainda no âmbito desse acordo de cooperação entre as cinematografias brasileira e canadense, estavam previstos desdobramentos futuros, tais como: projetos de distribuição não-comercial e comunitária; estratégias, meios e técnicas de difusão eletrônica; intercâmbio; e programa de co-produção de filmes, respeitando a liberdade de criação, com prioridade àqueles realizados por cineastas do sexo feminino dos dois países.
Sucessões administrativas
Em 1987 o governo federal desmembra a Embrafilme por meio da criação da Fundação do Cinema Brasileiro (FCB), que assume todas as atividades do antigo DONAC/Embrafilme. Como o CTAv fazia parte deste departamento, também é incorporado, passando a ser uma superintendência da FCB.
Em 15 março de 1990, por meio de Decreto-Lei, o Ministério da Cultura e todas as fundações e empresas a ele vinculadas, entre elas, a FCB e a EMBRAFILME, são extintas. Nesse mesmo ano, como alternativa, foi criada a Secretaria de Cultura, ligada diretamente à Presidência da República.
O governo Collor criou o IBAC – Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, que absorveu parte do pessoal e as atividades das fundações extintas em 1990 (FCB, Fundação Nacional de Artes Cênicas (Fundacen), e Fundação Nacional de Artes (Funarte). Mais tarde o Instituto é renomeado como Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, aproveitando uma sigla conhecida e respeitada no mercado. A antiga estrutura da FCB passa a ser o departamento de Cinema e Vídeo da Funarte, conhecido como Decine-CTAv.
O Decine-CTAv realizava diversas atividades, como a promoção de mostras de curtas-metragens, distribuição de produtos audiovisuais, pesquisa e, principalmente, apoio ao desenvolvimento da produção audiovisual brasileira, priorizando filmes de curta e média-metragem.
Em 2003, o Departamento de Cinema e Vídeo (Decine-CTAv) é desvinculado da Funarte e incorporado à estrutura da Secretaria do Audiovisual/SAv, do Ministério da Cultura, como Coordenação-Geral, assumindo a denominação de Centro Técnico Audiovisual (CTAv/SAv/MinC). Em 2020, o órgão continua integrando a SAv, mas agora dentro da estrutura da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Conheça a Carta de Serviços ao Cidadão CTAv, um documento que reúne as informações necessárias aos candidatos e usuários de nossos serviços. Nesse documento, firmamos o compromisso CTAv de sempre buscar atender ao cidadão da maneira mais eficiente e democrática possível.
No momento o CTAv encontra-se em obras e uma nova edição da carta será divulgada após a reinauguração.
O Centro Técnico Audiovisual está localizado na Avenida Brasil, sentido Centro-Zona Norte, na altura da passarela 4, em frente ao supermercado Assaí. O pátio dispõe de estacionamento próprio para funcionários e visitantes. Também há diversas opções de transporte coletivo e um ponto de ônibus na porta do prédio.
Confira a seguir a lista de linhas de ônibus que passam no CTAv:
179 / 209 (Metrô Estácio) / 210 / 266 / 292 / 300 / 322 (alguns horários) / 324 / 326 (alguns horários) / 328 / 334 / 340 / 342 / 343 / 344 / 349 / 350 / 355 / 362 / 370 / 378 / 379 / 386 / 392 / 393 / 396 / 397 / 398 / 463 C / 472 / 484 / 484 B / 485 (alguns horários) / 497 / 498 / 906 / 998 / 1136 / S11
Mapa:

Precisa mencionar nosso apoio em um projeto ou ação?
- Clique aqui para baixar a logo do CTAv colorida de fundo branco
- Clique aqui para baixar a logo do CTAv colorida de fundo escuro
- Clique aqui para baixar a logo do CTAv em preto e branco
- Clique aqui para baixar a logo do CTAV com fundo transparente