Notícias
Programa CODE.NE contribui com reflorestamento em comunidade quilombola de Pernambuco
Cento e cinquenta mudas nativas da caatinga foram doadas para o desenvolvimento de ações de reflorestamento na cidade de Salgueiro (PE). A iniciativa integra as ações do Programa de Combate à Desertificação do Nordeste (CODE.NE), desenvolvido pelo Cetene, contando com a parceria da Associação Quilombola Conceição das Crioulas (AQCC), no município.
O reflorestamento contará com apoio para a infraestrutura necessária, além da implantação de tecnologias sociais de ponta. O transporte das mudas foi realizado pela startup Semine, uma deep tech incubada no Cetene, que atua no desenvolvimento de tecnologias para o meio rural. A equipe já vem realizando algumas visitas à comunidade e nesta rodada fez análises para viabilizar o início do plantio e reestruturação da área.
Ao final do processo, a startup deve implantar uma plataforma desenvolvida por ela, chamada IrrigaVisor, que atua na automação da irrigação, com coleta de dados em tempo real do solo e do clima. O sistema promove a economia de água, recuperação ambiental e suporte qualificado à tomada de decisão.
O trabalho na comunidade conta ainda com outros atores institucionais envolvidos: a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (SEMAS-PE), por meio do programa Plantar Juntos, além da Embrapii e da Tecnova/FACEPE, no que diz respeito ao CODE.NE e CETENE–Semine. A perspectiva é fortalecer a agenda de restauração ecológica orientada por ciência, tecnologia e impacto territorial, com foco no monitoramento e na gestão inteligente da implantação.