Notícias
Cetene participa de Simpósio de Combate à Desertificação no Recife
O combate à desertificação foi tema de um simpósio realizado na Universidade Federal de Pernambuco entre os dias 30 e 31 de outubro. O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, Cetene, unidade de pesquisa do MCTI, participou dos debates e também apresentou iniciativas e programas desenvolvidos nessa área.
“Criamos o programa de Combate à Desertificação do Cetene, o CODE.NE, que hoje tem ações em sete municípios de Pernambuco. Estamos executando alguns projetos, com foco em agricultura familiar e pequenos agricultores. São iniciativas realizadas com nossos pesquisadores e startups, levando tecnologias de monitoramento, entre outras”, explicou o diretor do Cetene, Marcelo Carneiro Leão.
Além da diretoria, também estiveram no evento as tecnologias do Cetene, Adriana Carvalho e Ana Natália. Os participantes refletiram sobre a importância do bioma caatinga e do semiárido no contexto das mudanças climáticas, com foco na busca de soluções para a crise ambiental nos territórios em transformação.
O Simpósio foi realizado no âmbito do projeto REDESER – Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil: Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade, implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura em coordenação com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e financiado pelo Fundo Global do Meio Ambiente.