A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria em escala atômica e molecular e incluí o desenvolvimento de materiais que está associada a diversas áreas como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais entre outras. A atuação nessas áreas tem como principio básico a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos onde o objetivo principal não é chegar a um controle individual dos átomos, mas elaborar estruturas estáveis com eles.
No entanto, a definição nanotecnológica mais simples é dada matematicamente sendo, para isso, considerado um nanômetro (nm) correspondente a um metro dividido por um milhão (1 nm=10-9m).
Apesar de ser um termo tão atual, a nanotecnologia já era desenvolvida na antiguidade, onde os romanos produziam artefatos com nanopartículas de ouro, como famoso Cálice de Licurgo, que, dependendo de como é iluminado, varia entre as colorações esverdeadas e avermelhadas. No entanto, foi somente em 1959, na palestra do americano Richard Feyman, que o termo da nano foi aplicado, por isso é considerado o ponto inicial da utilização da nanociência e da nanotecnologia. Mas, o termo nanotecnologia só foi popularizado com Eric Drexler, na década de 80.
APLICAÇÕES NANOTECNOLÓGICAS
Nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria em escala atômica e molecular, incluindo o desenvolvimento de materiais, associado a diversas áreas como: medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia, engenharia dos materiais.
Essas áreas tem como principio básico a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos, onde o objetivo principal não é chegar a um controle individual dos átomos, mas elaborar, através de seu uso, estruturas estáveis.
O experimento realizado por Don Eigler e Erhard Schweinzer, em 1990, na IBM é um exemplo desta manipulação. A técnica utilizada por estes cientistas envolve a utilização de pequenas subunidades – átomos ou moléculas – para fabricação uma estrutura maior.
NANOTECNOLOGIA NO CETENE
O CETENE destaca-se por apresentar uma das mais completas infraestruturas em nanotecnologia do país. Participa do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), com a coordenação da Dra. Giovanna Machado (CETENE) e vice-coordenação do Dr. Antônio Ferreira da Silva (UFBA).
O Programa de Nanotecnologia foi concebido como instrumento para promover o desenvolvimento industrial do Nordeste utilizando a nanotecnologia como ferramenta de mobilização empresarial, de inovação e geradora de novos negócios.
Clique aqui para acessar os projetos de nanotecnologia.
SERVIDORES
Giovanna Machado
E-mail: giovanna.machado@cetene.gov.br
Mércia Oliveira
E-mail: merica.oliveira@cetene.gov.br