Notícias
Exemplar em formato digital traz artigos da servidora Ana Lúcia Merege sobre a história do livro
“A história do livro: marcos e transformações” é a nova publicação da Biblioteca Nacional
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – lança sua mais nova publicação: “A história do livro: marcos e transformações”, da bibliotecária, escritora e servidora da Seção de Manuscritos da FBN, Ana Lúcia Merege. O livro reúne 38 artigos que abordam diferentes aspectos da história do livro, com ênfase em sua produção, desde os primórdios até as primeiras edições no Brasil.
Os artigos foram publicados anteriormente na página oficial e nas redes sociais da instituição, a maior parte entre 5 de maio de 2020 e 26 de junho de 2021, e trazem também imagens do acervo digitalizado da Biblioteca Nacional, por meio da BNDigital e da Hemeroteca Digital.
“Espero que o livro contribua para a divulgação do nosso acervo e, quem sabe, ajude a despertar o interesse sobre a história do livro, da leitura e das bibliotecas — um dos temas mais fascinantes e relevantes dentro do escopo da história cultural e social”, diz Ana Lúcia Merege.
“O livro de Ana Lúcia Merege contribui decisivamente para o universo infinito do leitor, da leitura e da biblioteca. Trata-se de uma escritora e de uma pesquisadora de alta qualidade, que enriquece a Biblioteca Nacional, a partir de seu olhar sensível e aberto a todos os desafios da leitura do mundo e do mundo a leitura”, afirma o presidente da FBN, Marco Lucchesi.
A publicação conta com prefácio do docente da UFBA e pesquisador do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) Dr. Fabiano Cataldo, e está disponível gratuitamente no link: