MODA, EMPREGO E RENDA

Codevasf e MIDR realizam 6ª Ferarp Moda para fortalecer polo de confecção de Taiobeiras (MG)

Publicado em 03/11/2026 16:22Modificado há um dia
Compartilhe:
Mulheres observam peças de roupas expostas em araras em um estande de confecção

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizam, de 5 a 7 de novembro, em Taiobeiras, no Norte de Minas Gerais, a 6ª edição da Feira Regional da Moda do Alto Rio Pardo (Ferarp Moda). O evento busca fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecção e Moda, ampliar oportunidades de negócios e dar visibilidade à produção regional.

A programação inclui rodadas de negócios, palestras, desfiles de tendências e estandes para exposição e comercialização de peças de moda íntima, praia e fitness, entre outros segmentos. A iniciativa conta com a parceria do Sebrae, da Prefeitura de Taiobeiras e da Associação de Moda Íntima e Praia de Taiobeiras (AMIP).

Desde 2021, a Codevasf investiu aproximadamente R$ 11 milhões no fortalecimento do setor no município. Os recursos foram destinados à infraestrutura, aquisição de máquinas e equipamentos, capacitação profissional, consultorias e participação em feiras. Entre as iniciativas está a construção da Escola da Moda, voltada à qualificação de profissionais e ao desenvolvimento da cadeia produtiva.

Para o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Romeu Souto, a feira contribui para valorizar os produtores locais e ampliar o alcance da moda produzida na região. “A Ferarp é uma oportunidade de aproximar confeccionistas e compradores, ampliar oportunidades de negócios e contribuir para a geração de emprego e renda”, destaca.

O fortalecimento do setor também integra as estratégias do MIDR de apoio aos arranjos produtivos locais e de desenvolvimento regional, incluindo a inserção de Taiobeiras na Rota da Moda.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Taiobeiras possui aproximadamente 122 confecções, das quais cerca de 96% são administradas por mulheres. A atividade representa importante fonte de emprego e renda, contribuindo para a autonomia financeira de centenas de famílias.

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: