Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Museu Paraense Emílio Goeldi
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Áreas de atuação
    • Pesquisa
      • Botânica
      • Zoologia
      • Antropologia
      • Arqueologia
      • Linguística
      • Ciências da Terra e Ecologia
      • Programas e Projetos
      • Redes de Pesquisa
      • Laboratórios Abertos Multiusuários
      • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Formação e Capacitação
      • Pós-Graduação
      • Bolsas
      • Estágios
      • Editais de Pós-Graduação
      • Projetos
    • Difusão Científica
      • Publicações
      • Museu na Mídia
      • Livros Digitais
      • Atendimento à Imprensa
      • Atividades Educativas
      • Eventos
    • Coleções
      • Biológicas
      • Documentais
    • Visitação
      • Informações sobre Ingressos e Horários
      • Sinalização Parque Zoobotânico
    • Inovação
      • NITT Museu Goeldi
      • REDENAMOR
      • Contatos
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Documentos Institucionais
      • Agenda da Direção
      • Apresentação
      • História
      • Parque Zoobotânico
      • Campus de Pesquisa
      • Estação Científica Ferreira Penna
      • Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal - INPP
      • Governança
      • Patrimônio e Infraestrutura
      • Horário de Funcionamento das Bases físicas do Museu Goeldi
      • Quem é quem
      • Contatos
    • Ações e Programas
      • Renúncia de receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Guia Lilás
      • Orientações sobre Assédio Moral - Corregedoria MCTI
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Instrumentos Gerenciados por Fundação de Apoio
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
      • Concursos Públicos
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • LGPD | Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
    • Sobre a Lei de Acesso
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Redes Sociais
      • Twitter
      • YouTube
      • Facebook
      • Flickr
      • Instagram
      • TikTok
  • Serviços
  • Sistemas Internos
    • E-mail
    • Intranet
    • PETRVS
    • SEI!
    • SIGTEC
    • SOLICITA
    • SouGov
    • VPN Web (Acesso Remoto)
  • Composição
    • Contatos
    • Organograma
    • Quem é quem
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Arquivos do Portal Notícias Nova espécie de mamífero da Amazônia é batizado em homenagem ao Saci
Info

Notícias

Nova espécie de mamífero da Amazônia é batizado em homenagem ao Saci

Pesquisadores do Museu Goeldi, do Museu Americano de História Natural e da Universidade Federal do Pará (UFPA) descobrem um pequeno marsupial que ocorre nos estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 06/03/2017 00h00 Atualizado em 04/01/2022 14h09

Agência Museu Goeldi – A ciência ampliou novamente o conhecimento sobre a megadiversidade da Amazônia. Uma cientista do Museu Paraense Emilio Goeldi e colegas do Brasil e Estados Unidos acabam de publicar artigo descrevendo uma nova espécie que habita a região. Trata-se de um pequeno marsupial batizado de Monodelphis saci , em homenagem à entidade do folclore brasileiro conhecida por travessuras e por usar um gorro vermelho com poderes mágicos.

O nome “saci” de acordo com Silvia Pavan , autora líder do estudo, se deve ao visual do animal: a tonalidade avermelhada de sua cabeça se destaca diante da cor amarronzada da pelagem de seu corpo. “Escolhi como epíteto específico o nome ‘saci’, em alusão ao capuz vermelho desse personagem, e também como uma forma de homenagem ao folclore brasileiro", conta Silvia, pesquisadora do Museu Goeldi.

Monodelphis saci tem cerca de 10 cm e ocorre nos estados PA, MT, RO, AC Representantes do gênero Monodelphis são popularmente conhecidos como catitas (ou cuícas-de-cauda-curta). São da mesma família do gambá – conhecido na Amazônia como mucura - mas bem menores (variam de 7 a 20 centímetros de comprimento). Possuem hábito terrestre a semi-fossorial, o que quer dizer que apresentam algumas adaptações físicas para cavar e realizar atividades no subsolo. Para a espécie em questão, Monodelphis saci , o comprimento do corpo é de cerca de 10 centímetros.

Pesquisa – Não foi por meios mágicos que o Monodelphis saci se escondeu da ciência até hoje, apesar de sua população ser aparentemente numerosa, e sim por ausência de dados tratados sobre o animal.

Em 2008, quando ainda era aluna do Mestrado em Zoologia do Museu Goeldi/Universidade Federal do Pará, a Dra. Silvia Pavan analisou dois exemplares do gênero Monodelphis trazidos de uma coleta na Floresta Nacional do Crepori, Itaituba (PA). Ao estuda-los, a pesquisadora identificou um como pertencente à espécie Monodelphis glirina e o outro pertencente a uma espécie ainda sem nome, por possuir características diferentes de outras já registradas.

Silvia só voltou a investigar a questão mais à frente, durante seu doutorado na City University of New York (EUA). Em publicação de 2014, a pesquisadora confirmou, a partir de dados genéticos, que o agora batizado Monodelphis saci representava mesmo uma espécie ainda não descrita.

Durante seu pós-doutorado no Museu Goeldi, Pavan deu prosseguimento ao estudo morfológico detalhado – descrição aprofundada das estruturas Pelagem avermelhada na cabeça foi compada ao gorro lendário do Saci físicas do animal, incluindo seu crânio e dentes – para sacramentar que se tratava de uma espécie diferente das encontradas anteriormente. A recente análise incluiu o exame de exemplares tombados em diversas coleções, boa parte deles na própria coleção de mamíferos (mastozoologia) do Museu Goeldi, e contou com colaboração da Dra. Ana Cristina Mendes , da UFPA.

Desdobramentos - Silvia destaca que a descrição e reconhecimento formal de novas espécies contribuem para o conhecimento básico sobre a diversidade e distribuição da fauna na Amazônia na atualidade. A partir daí, vários caminhos se abrem, “incluindo a possibilidade de estudos de cunho evolutivo e biogeográfico (buscando entender a origem e distribuição de tal diversidade) e de conservação (implementação de políticas públicas que apontem áreas de grande diversidade biológica, prioritárias para a conservação)” explica Silvia.

Silvia Pavan é pesquisadora-bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi e desenvolve projeto que, entre outros objetivos, procura analisar a morfologia e providenciar a descrição formal de novas espécies de marsupiais, previamente identificadas por estudos de filogenia molecular na coleção de mastozoologia do MPEG. O Monodelphis saci é a primeira espécie descrita como resultado desse trabalho.

Texto: Uriel Pinho

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Áreas de atuação
    • Pesquisa
      • Botânica
      • Zoologia
      • Antropologia
      • Arqueologia
      • Linguística
      • Ciências da Terra e Ecologia
      • Programas e Projetos
      • Redes de Pesquisa
      • Laboratórios Abertos Multiusuários
      • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Formação e Capacitação
      • Pós-Graduação
      • Bolsas
      • Estágios
      • Editais de Pós-Graduação
      • Projetos
    • Difusão Científica
      • Publicações
      • Museu na Mídia
      • Livros Digitais
      • Atendimento à Imprensa
      • Atividades Educativas
      • Eventos
    • Coleções
      • Biológicas
      • Documentais
    • Visitação
      • Informações sobre Ingressos e Horários
      • Sinalização Parque Zoobotânico
    • Inovação
      • NITT Museu Goeldi
      • REDENAMOR
      • Contatos
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Documentos Institucionais
      • Agenda da Direção
      • Apresentação
      • História
      • Parque Zoobotânico
      • Campus de Pesquisa
      • Estação Científica Ferreira Penna
      • Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal - INPP
      • Governança
      • Patrimônio e Infraestrutura
      • Horário de Funcionamento das Bases físicas do Museu Goeldi
      • Quem é quem
      • Contatos
    • Ações e Programas
      • Renúncia de receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Guia Lilás
      • Orientações sobre Assédio Moral - Corregedoria MCTI
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Instrumentos Gerenciados por Fundação de Apoio
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
      • Concursos Públicos
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • LGPD | Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
    • Sobre a Lei de Acesso
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
  • Centrais de Conteúdo
    • Redes Sociais
      • Twitter
      • YouTube
      • Facebook
      • Flickr
      • Instagram
      • TikTok
  • Serviços
  • Sistemas Internos
    • E-mail
    • Intranet
    • PETRVS
    • SEI!
    • SIGTEC
    • SOLICITA
    • SouGov
    • VPN Web (Acesso Remoto)
  • Composição
    • Contatos
    • Organograma
    • Quem é quem
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca