Notícias
Museu Goeldi lança hotsite com programação da COP, notícias e vídeos do Ciclo de Diálogos
Museu Goeldi I COP30 com Ciência - Com o objetivo de garantir que o público aproveite todas as atividades no Parque Zoobotânico, no bairro de São Brás, e no Campus de Pesquisa, na Terra Firme, durante a COP30, o Museu Goeldi criou um hotsite com informações relacionadas aos mais de 200 eventos que irá sediar entre os dias 07 e 21 de novembro. Além disso, será possível acompanhar notícias, conferir galerias de imagens e assistir aos debates que fizeram parte do “Ciclo de Diálogos COP30 com Ciência”, evento que se estendeu de maio a setembro, no Campus de Pesquisa. No dia 16, está prevista a divulgação do documento-síntese, que registra as proposições extraídas dos diálogos.
Os eventos que irão acontecer durante a COP nas bases físicas do Museu Goeldi estão divididos em quatro programações disponíveis no hotsite. Veja a seguir como as programações estão distribuídas no Parque Zoobotânico e no Campus de Pesquisa:
Casa da Ciência, no Parque Zoobotânico.
A Casa da Ciência tem a curadoria técnico-científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Museu Goeldi. Serão mais de 40 eventos, entre palestras, oficinas, mesas-redondas, seminários e visitas às coleções científicas do MPEG.
Espaço Chico Mendes, no Campus de Pesquisa
Espaço de diálogos encontros e articulações para fortalecer os territórios e as juventudes, resultado da parceria entre as fundações Chico Mendes e Xapuri com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Museu Goeldi (MPEG), o Comitê Chico Mendes, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e a Fundação Banco do Brasil.
Estação Amazônia Sempre, no Parque Zoobotânico
Resultado da parceria entre o Museu Goeldi e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contará com uma agenda cocriada e selecionada com uma ampla rede de parceiros e organizações por meio de uma chamada aberta. Serão realizados seminários, palestras e rodas de conversa, incluindo as atividades da Rede Bioamazônia, que engloba instituições de pesquisa da Pan-Amazônia, entre as quais o Museu Goeldi.
Planetary Embassy e Road to Belém - Presença suíça, no Parque Zoobotânico
Propõe debates sobre a biodiversidade e o clima na programação da “Estação Amazônia Sempre”, como também apresenta o espaço Planetary Embassy, criado pela Swissnex no Brasil, onde haverá uma série de conferências. Serão realizadas reuniões entre gestores públicos, empresários, cientistas, artistas e integrantes de comunidades indígenas e locais.
Conheça as oito exposições em cartaz no Museu Goeldi durante a COP30
Além da programação, das notícias e dos vídeos do “Ciclo de Diálogos COP30 comCiência”, o hotsite do MPEG apresenta as oito exposições que podem ser visitadas no Parque Zoobotânico e no Campo de Pesquisa do Museu Goeldi. Com entrada gratuita, as mostras estão inseridas nos debates sobre a preservação da Amazônia e a necessidade de encontrar soluções para o enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas.
O público poderá conferir as seguintes exposições: Um Rio Não Existe Sozinho, Brasil: Terra Indígena, Impressões da Floresta, Mural Mahku, Ahetxiê: um tesouro da costa amazônica, Arte Muralista do Maub e Chico Mendes na COP30 – Memória, legado e futuro. Além disso, o hotsite permite o envio de mensagens e oferece informações sobre as três bases físicas do Museu Goeldi, sendo elas, o Parque Zoobotânico, o Campus de Pesquisa e a Estação Científica Ferreira Penna, esta última, na Floresta Nacional de Caxiuanã.
O hotsite está linkado no banner "Museu Goeldi Cop30 comCiência", que ilustra o topo da página principal do portal do Museu Goeldi. O hotsite também pode ser acessado diretamente a partir do link: https://cop30.museu-goeldi.br/
Texto: Carla Serqueira
Edição: Erika Morhy
