Notícias
Guia de arborização publicado pelo Museu Goeldi vence Prêmio Abeu 2025
Agência Museu Goeldi – Com o “Guia de seleção de árvores ornamentais: paisagismo urbano para a Amazônia”, de autoria de Rafael Salomão e de Nélson Rosa (in memoriam), a Editora de Livros do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) foi uma das vencedoras da 11ª edição do Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). A obra conquistou o terceiro lugar na categoria Ciências Naturais e Matemáticas. A premiação ocorreu na Academia Paulista de Letras, em São Paulo, na noite da terça-feira (25/11).
A editora-executiva da Editora de Livros do MPEG, Iraneide Silva, esteve em São Paulo e recebeu o prêmio das mãos de diretores da Abeu, ao lado da filha do pesquisador Rafael Salomão, Bárbara Salomão, que representou o autor agraciado. “Este ano, fomos a única editora da região Norte entre os finalistas. É um reconhecimento importante do nosso trabalho como profissionais da área editorial e do Museu Goeldi como instituição de grande destaque nacional. Agradecemos por fazer parte do time das melhores editoras no ano de 20025 selecionadas pela ABEU”, afirma.
Autor da obra vencedora, o professor e pesquisador Rafael Salomão dedica a alegria por receber o prêmio a Nelson Rosa, seu parceiro de pesquisa que faleceu aos 74 anos, em agosto de 2024, após 47 anos dedicados à pesquisa na Amazônia, dos quais mais de 18 atuando como auxiliar técnico do Departamento de Botânica do Museu Goeldi. “Este sentimento é dedicado também à memória do coautor Nélson Rosa, botânico autodidata cuja sensibilidade e amor pela Amazônia permanecem vivos em cada página desta obra”.
Rafael Salomão fala sobre a motivação para a elaboração do guia e a importância do livro para o futuro das cidades. “O livro nasceu do compromisso com o conhecimento científico e do desejo de aproximar a natureza da vida urbana, mostrando que nossas cidades podem florescer com as cores e a força das espécies arbóreas amazônicas, oferecendo critérios técnicos e estéticos para a escolha de espécies arbóreas mais adequadas para as áreas urbanas, contribuindo para o planejamento de cidades mais verdes, sustentáveis e em harmonia com a floresta”, explicou. Ele também agradeceu às instituições parceiras do projeto: “Agradeço ao Museu Goeldi, à Abeu, à Equatorial Energia e a todos que valorizam o papel das editoras universitárias na difusão da ciência e da cultura brasileira”.
Saiba mais lendo matéria relacionada AQUI.
Texto: Carla Serqueira
Confira os vencedores da categoria Ciências Naturais e Matemáticas
1º lugar - Editora da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Livro: Manual da autonomia digital: bem-estar na experiência do usuário
Autora: Ticianne de Gois Ribeiro Darin
2º lugar - Editora da Universidade Federal de São Paulo (Edusp)
Livro: Multifuncionalidade da Agricultura Familiar: A Sustentabilidade de Sistemas Agroalimentares
Organizadores: Fábio Frattini Marchetti e Paulo Eduardo Moruzzi Marques
3º lugar - Editora do Museu Paraense Emílio Goeldi
Guia de seleção de árvores ornamentais: paisagismo urbano para a Amazônia
Autores: Rafael P. Salomão e Nélson A. Rosa
