Goeldi oferta cursos e oficinas na 22ª Semana Nacional de Museus

Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a Semana Nacional de Museus será entre os dias 13 e 18 de maio em todas as regiões do Brasil. No dia 18 de maio a entrada no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi é gratuita.

Publicado em 10/05/2024 15:03Modificado há 2 anos
Compartilhe:
miniatura_10052024.png

Agência Museu Goeldi – Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Conselho Internacional de Museus (ICOM) realizam mais uma grande edição do evento em parceria com diversas instituições do país.

Com uma programação voltada para educadores do ensino médio, estudantes e público em geral, o Museu Goeldi oferece minicursos, oficinas, mesa-redonda, mostra e troca de experiências, a partir da próxima terça-feira (14/05) até sábado (18/05).

A Semana Nacional de Museus reúne instituições museológicas e de pesquisa com o intuito de promover a diversidade das ações educativas inclusivas no Brasil, o intercâmbio de conhecimentos e ampliar o debate sobre o papel dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Museu, Educação e Pesquisa – A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural anual promovida pelo Ibram em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Trata-se de uma das ações políticas do instituto que mobiliza todo o setor museal do país.

Em parceria com o ICOM desde 2020, o Ibram elabora metas para reforçar os objetivos centrais do evento. Neste ano, as principais metas são:

Meta 4: Educação de Qualidade – Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 Meta 9: Indústria, Inovação e Infraestruturas – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Acesse aqui e abaixo a programação completa do Museu Goeldi na 22a Semana Nacional de Museus.

Texto: Julieth de Paula

Serviço

Programação do Museu Goeldi na 22ª Semana Nacional de Museus

Dias 14/05 (TERÇA) e 15/05 (QUARTA)

9h às 12h – Minicurso “Ossain: sabedorias, ciências e ervas”, com Lúcia das Graças Santana da Silva (MPEG), Ronise da Silva Santos (MPEG), Stefany Rosa (bolsista PIBIC/MPEG), Tamires Pinheiro (bolsista PIBIC/MPEG), Denilson Rodrigues (mestrando PPGEA/UFPA) e Keyla Paiva (mestranda PPGEA/UFPA)

Objetivo: Ampliar o conhecimento sobre o uso das ervas nos rituais afro-amazônicos tendo como dimensão a perspectiva ambiental, botânica, educativa e sagrada.

O minicurso ocorrerá em parceira do Museu Goeldi com o Grupo Espiar e Curiar - Estudo Afro-Amazônico, o Programa de Pós-Graduação Estudos Antrópicos na Amazônia e Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará, com o apoio da Prefeitura de Castanhal e Terreiros e casas de Santo de Castanhal.

Público-alvo: Público em geral

Vagas: 40

Prazo de inscrição: Até o dia 13/05

Inscrição através do link: https://www.even3.com.br/22-semana-nacional-de-museus-459131/

OBS: Local de concentração do curso: Terreiro de Umbanda e Mina Nanã Buruquê de Mãe Rita de Nanã - Rua Hernane Lameira, Bairro Pirapora (Ao lado do IASEP Castanhal)

Dia 15/05 (QUARTA)

9h – Abertura da 22ª Semana Nacional de Museus com a coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Paraense Emílio Goeldi e professora da Universidade Federal do Pará, Sue Anne Regina Ferreira da Costa.

Local: Auditório do Centro de Exposições Eduardo Galvão

10h às 12h – Mesa-redonda “Pesquisa e Educação em Museus de Ciências”, com Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira (UFPA), Iván Borroto Rodríguez (Bolsista PCI / MPEG) e Neuza Araújo Fontes Freire (Bolsista PCI / MPEG)

Objetivo: debater o estado da arte na educação museal em museus de ciências/coleções científicas

Público-alvo: público em geral

Vagas: 50

10h às 17h - Oficina “Fotografia em acervos de Paleontologia”, com Jéssica Tarine Moitinho de Lima (UFPA)

Objetivo: abordar os métodos de documentação fotográfica necessários para o registro de informações inerentes à espécimes fossilizados.

Público-alvo: público em geral

Vagas: 10

Prazo de inscrição: Até o dia 14/05

Inscrição através do link: https://forms.gle/ns28wzPbKbv35sMh9

OBS: A oficina se realizará no período da manhã no Auditório do Centro de Exposições Eduardo Galvão e no período da tarde na Oficina da Coordenação de Museologia no Centro de Exposições Eduardo Galvão.

Dias 16/05 (QUINTA) e 17/05 (SEXTA)

13h às 17h – Oficina “A importância do MPEG para os diferentes níveis de ensino”, com a Chefe do Serviço de Educação do Museu Goeldi, Ana Claudia dos Santos da Silva e Iván Borroto Rodríguez, pesquisador do PCI / MPEG

Objetivo: apresentar o potencial pedagógico do Museu Goeldi e suas coleções para os diferentes níveis de ensino.

Público-alvo: Professores de Ensino Básico e demais interessados

Vagas: 20

Prazo de inscrição: Até o dia 15/05

Inscrição através do link: https://forms.gle/ns28wzPbKbv35sMh9

OBS: A oficina será realizada no dia 16/05 na Biblioteca Clara Galvão e no dia 17/05 no Auditório do Centro de Exposições Eduardo Galvão.

Dia 17/05 (SEXTA)

13h às 17h – Oficina “O potencial pedagógico da Coleção Didática Emília Snethlage”, com Neuza Araújo Fontes Freire (pesquisadora PCI / MPEG), Gabrielle de Morais Quinto (bolsista PIBIC/MPEG) e João Vitor Lira dos Santos (bolsista PIBIC/MPEG)

Objetivo: sensibilizar os docentes do Ensino Médio para o potencial pedagógico inerente a Coleção Didática Emília Snethlage.

Público-alvo: Professores de Ensino Médio e demais interessados

Vagas: 20

Prazo de inscrição: Até o dia 16/05

Inscrição através do link: https://forms.gle/ns28wzPbKbv35sMh9

Local: Biblioteca Clara Galvão

Dia Internacional dos Museus

18/05 (SÁBADO)

Entrada gratuita

9h às 12h - Mostra de kits didáticos do Clube do Pesquisador Mirim (MPEG), do Clube de Ciências do Projeto Mangues da Amazônia (Bragança/PA) e do grupo Protetores do Mangues (Viseu/PA)

Objetivo: Socialização sobre as metodologias e produtos resultantes das pesquisas desenvolvidas pelos Clubes

Público-alvo: Público em geral

Local: Hall do Centro de Exposição Eduardo Galvão

Categorias
Ciência e Tecnologia
Tags:Pará
Compartilhe: