Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Portal do Investidor
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Investir
    • Antes de Investir
      • Organize a sua vida financeira
      • Defina seus objetivos
      • Respeite o seu perfil de investidor
      • Momentos da vida
      • Entenda as características dos investimentos
    • Tipos de Investimentos
      • Títulos bancários
      • Títulos Públicos
      • Ações
      • Fundos de Investimentos
      • Debêntures
      • Brazilian Depositary Receipts – BDRs
      • Crowdfunding de Investimento
      • Derivativos
      • Fundos de Investimentos Imobiliários - FII
      • Fundos de Índice - ETFs (Exchange Traded Funds)
      • Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - FIDCs
      • Fundos de Investimento em Participações - FIPs
    • Como Investir
      • Conheça o mercado de capitais
      • Ofertas Públicas de Distribuição
      • Como funciona a bolsa
      • Profissionais do mercado
      • Escrituração, custódia e depósito centralizado
      • Corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários
      • Investidor Estrangeiro
    • Cuidados ao Investir
      • Evitando problemas
      • Stop Orders e Alertas ao Mercado
      • O papel da CVM
      • E se eu tiver problemas?
  • Educacional
    • Comitê Consultivo de Educação da CVM
      • Iniciativas
    • Global Money Week (GMW)
    • Política de Educação Financeira
    • Programa Educação Financeira nas Escolas
    • Publicações Educacionais
      • Alertas
      • Blog Penso, logo invisto
      • Cadernos
      • Cartilhas
      • CVM Comportamental
      • CVM Sustentável
      • Educação Financeira para Jovens e Adolescentes
      • Guias
      • Histórias em Quadrinhos
      • Livros CVM
      • Pesquisas
      • Programa Bem-Estar Financeiro
      • Legado
    • Semana ENEF
    • World Investor Week (WIW)
  • Ferramentas
    • Calculadora do Investidor
    • Consulta a Companhias
    • Consulta a Fundos
    • Consulta a Profissionais de Mercado
    • Decisões do Colegiado
  • Eventos
  • Penso, Logo Invisto
  • Canais de Atendimento
  • Glossário
  • Livros CVM
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Penso, Logo Invisto Por que pensar em educação financeira para a primeira infância e quais os impactos para a economia e a sociedade?
Info

Notícias

Por que pensar em educação financeira para a primeira infância e quais os impactos para a economia e a sociedade?

Por Melissa Castelli
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 27/10/2021 00h00 Atualizado em 06/12/2022 17h27

Viver em sociedade significa fazer parte de sua economia, presente nas relações humanas desde que nascemos, afinal necessitamos de uma série de bens que são produzidos para a garantia de nossa vida, sendo que o dinheiro é o meio de troca mais eficaz que utilizamos.

O tema dinheiro é tão importante que desde 1897 surgem as primeiras pesquisas no mundo, sobre o sentido do dinheiro para as crianças. Até a 2ª Guerra Mundial, dinheiro não era algo que uma criança manipulasse, mas isso começou a se modificar quando as mães passaram a trabalhar e deixar dinheiro para os filhos. Isso transformou por completo a relação das crianças com o dinheiro e de todo um mercado.

A partir da década de 50 as pesquisas e investigações a respeito de concepções das crianças sobre dinheiro e conceitos econômicos se aprofundaram e, inúmeros estudos foram realizados nos EUA, Inglaterra, Dinamarca, China, Espanha, Chile, Itália e Brasil. Nas décadas de 80 e 90, MacNeal, norte-americano, profissional do marketing, apontou a importância do mercado infantil para as empresas. Estudos da época demonstraram que as crianças americanas obtinham de suas famílias 9 bilhões de dólares para gastar. Esse panorama pode ser observado em outros países e, com o tempo, intensificou-se cada vez mais. As crianças continuam recebendo dinheiro de seus familiares, independente do nível socioeconômico e, na maioria das vezes, sem qualquer tipo de orientação da família, escola e outras instituições.

Apresentando uma realidade preocupante, em outubro de 2020, o documento da OCDE “Recomendação do Conselho de Alfabetização Financeira, OECD/LEGAL/0461” tornou público resultados de pesquisas recentes sobre alfabetização financeira conduzidas pela OCDE. Uma das informações destacada é que, muitas pessoas – especialmente grupos vulneráveis – não têm nem mesmo conhecimentos financeiros básicos e estão mal preparados para tomar decisões financeiras mais adequadas para si e para a sociedade.

A crescente complexidade do cenário financeiro, coloca como desafio a formulação de políticas destinadas a aumentar o conhecimento dos produtos financeiros e dos riscos a eles associados, bem como políticas que fortaleçam as competências financeiras dos consumidores. A resiliência financeira e o bem-estar social são essenciais, dentro de uma estrutura financeira robusta de proteção ao consumidor. Isso implica que eles precisam de habilidades financeiras significativas, especialmente considerando que a tomada de decisões financeiras mal informadas podem ter um impacto negativo duradouro, tanto nos indivíduos quanto na sociedade.

As pesquisas da OCDE sobre alfabetização financeira sinalizaram claramente essa realidade e a importância de começar o mais cedo possível na vida de uma pessoa e continuar ao longo da vida.

A educação financeira para a primeira infância, não se resume em explicações sobre dinheiro, como gastar e poupar, mas em desenvolver competências e habilidades para melhor adaptar-se às complexidades do mundo atual, principalmente relacionadas ao mundo econômico. O professor Delval da Universidade Autônoma de Madrid, em suas pesquisas sobre criança e mundo econômico, explica que a economia é um dos principais eixos da organização social e as crianças estão desde muito pequenas em contato com essa realidade diariamente. E este momento, com o cérebro ainda em formação, mostra-se propício para o aprendizado de hábitos e atitudes conscientes, que resultarão em adultos com capacidade de tomar decisões mais equilibradas entre a racionalidade e a emoção.

No mesmo sentido, o psicólogo israelense Daniel Kahneman ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002 apresenta pesquisas sobre o impacto das emoções, da percepção da realidade e das crenças relacionadas dinheiro na tomada de decisão, demonstrando a relativa racionalidade do comportamento humano. As heurísticas e vieses que adotamos para tomar decisões econômicas não são racionais, reforçando a necessidade da educação financeira, para refletirmos com mais consciência sobre nossas decisões.

O economista norte-americano James Heckman, Nobel de Economia em 2000, realizou pesquisas avaliando o impacto do investimento educacional da primeira infância e comprovou que o retorno para a sociedade por cada dólar investido, é maior, quanto mais cedo for o investimento na primeira infância. A análise do programa Perry Preschool feita pelo professor Heckman mostra um retorno sobre o investimento de 7 a 10% ao ano, com base no aumento da escolaridade e do desempenho profissional, além da redução dos custos com reforço escolar, saúde e gastos do sistema de justiça penal. Segundo Heckman (2008) “Um momento crítico para se moldar a produtividade é do nascimento até os cinco anos de idade, quando o cérebro se desenvolve rapidamente para construir as bases das habilidades cognitivas e de caráter necessárias para o sucesso na escola, saúde, na carreira e na vida.”

Entendemos que Educação financeira na Primeira Infância envolve a formação humana em seus aspectos biológicos, psíquicos e sociais, relacionados a construção de uma sociedade mais saudável e produtiva economicamente. Uma educação preventiva que atua para a formar uma sociedade com mais recursos para o bem-estar individual e social. Os estudos de Heckman apontam, por exemplo, que competências como a persistência e a resistência às frustrações, aprendidas na infância, garantem adultos com capacidades de persistirem mais em seus estudos e serem mais bem sucedidos profissionalmente.

Apontamos algumas considerações sobre a importância da educação financeira, com agradecimento especial a professora Doutora Maria Belintane, que gentilmente tem contribuído com seus estudos e pesquisas sobre o tema da educação financeira e primeira infância

Referências:

ARIELY, D.; KREISLER, J. A psicologia do dinheiro. Rio de Janeiro: Sextante. 2019.

BELINTANE, M.; CANTELLI, V. Educação para o consumo consciente: uma proposta inovadora. Americana: Adonis, 2019.

DELVAL, J. La representación infantil del mundo social, in: TURIEL, ENERSCO, LYNAZA. El mundo social en la mente del niño. Madrid: Alianza, 1989.

HECKMAN, J.  Invest in early childhood development: Reduce deficits, strengthen the economy. https://www.heckmanequation.org/

KAHNEMAN., Daniel. Rápido e devagar. São Paulo: Objetiva. 2012.

MACNEAL, J. Kid’s as costumers. New Your: Lexington Books. 1992.

OCDE Recomendação do Conselho de Alfabetização Financeira, OECD/LEGAL/0461:Disponível em inglês em : http://legalinstruments.oecd.org

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Investir
    • Antes de Investir
      • Organize a sua vida financeira
      • Defina seus objetivos
      • Respeite o seu perfil de investidor
      • Momentos da vida
      • Entenda as características dos investimentos
    • Tipos de Investimentos
      • Títulos bancários
      • Títulos Públicos
      • Ações
      • Fundos de Investimentos
      • Debêntures
      • Brazilian Depositary Receipts – BDRs
      • Crowdfunding de Investimento
      • Derivativos
      • Fundos de Investimentos Imobiliários - FII
      • Fundos de Índice - ETFs (Exchange Traded Funds)
      • Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - FIDCs
      • Fundos de Investimento em Participações - FIPs
    • Como Investir
      • Conheça o mercado de capitais
      • Ofertas Públicas de Distribuição
      • Como funciona a bolsa
      • Profissionais do mercado
      • Escrituração, custódia e depósito centralizado
      • Corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários
      • Investidor Estrangeiro
    • Cuidados ao Investir
      • Evitando problemas
      • Stop Orders e Alertas ao Mercado
      • O papel da CVM
      • E se eu tiver problemas?
  • Educacional
    • Comitê Consultivo de Educação da CVM
      • Iniciativas
    • Global Money Week (GMW)
    • Política de Educação Financeira
    • Programa Educação Financeira nas Escolas
    • Publicações Educacionais
      • Alertas
      • Blog Penso, logo invisto
      • Cadernos
      • Cartilhas
      • CVM Comportamental
      • CVM Sustentável
      • Educação Financeira para Jovens e Adolescentes
      • Guias
      • Histórias em Quadrinhos
      • Livros CVM
      • Pesquisas
      • Programa Bem-Estar Financeiro
      • Legado
    • Semana ENEF
    • World Investor Week (WIW)
  • Ferramentas
    • Calculadora do Investidor
    • Consulta a Companhias
    • Consulta a Fundos
    • Consulta a Profissionais de Mercado
    • Decisões do Colegiado
  • Eventos
  • Penso, Logo Invisto
  • Canais de Atendimento
  • Glossário
  • Livros CVM
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca