Notícias
EVENTOS
Pesquisador participa de evento em celebração ao Dia Nacional do Cerrado
Card de Divulgação - Dia Nacional do Cerrado
Nos dias 11 e 12 de setembro, acontecerá em Itirapina - SP um encontro com pesquisadores e instituições para discutir os desafios atuais da conservação do Cerrado, incluindo gestão ambiental, uso da terra, restauração, fogo e conservação da biodiversidade. O evento é promovido pela Fundação Florestal do estado de São Paulo, em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, e conta com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP).
O pesquisador Dr. Matheus G. Reis (PCI / INPP), que integra a comissão organizadora, vai ministrar no dia 11 a palestra "Efeitos do fogo natural, queimadas de manejo e incêndios na biodiversidade do Cerrado e do Pantanal". No dia 12, participará da coordenação das atividades “Uso de sensores em campo” e “Conservação da biodiversidade em áreas úmidas e fitofisionomias abertas” que ocorrerão na Estação Ecológica de Itirapina, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que abriga um dos últimos remanescentes de ambientes campestres do estado de São Paulo. Esta UC protege também áreas úmidas, cujo ciclo hidrológico vem sofrendo alterações nos últimos anos.
A participação do INPP, por meio do pesquisador Dr. Matheus G. Reis, reforça a importância de integrar os conhecimentos adquiridos no Pantanal com a gestão ambiental do Cerrado paulista, especialmente em áreas campestres e úmidas que compartilham características ecológicas e desafios semelhantes.