Ciclo de Palestras

INPP promove palestra on-line sobre biomarcadores imunogenéticos nas leishmanioses

Publicado em 23/10/2026 12:49Modificado há 14 horas
Compartilhe:
Card de divulgação com informações da palestra

O Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) realiza, no dia 29 de outubro de 2026, às 14h (horário de Cuiabá), mais uma edição do Ciclo de Palestras Wolfgang J. Junk. O encontro terá como tema “Biomarcadores imunogenéticos nas leishmanioses: uma abordagem integrada à Saúde Única”, apresentado pelo pesquisador Dr. Walter Lins Barbosa Junior, do INPP/MCTI.

A atividade será realizada de forma remota, por meio do Google Meet, com participação gratuita mediante inscrição prévia. As inscrições estão disponíveis pela plataforma Even3. O link de acesso à sala virtual será enviado posteriormente aos participantes inscritos.

Durante a palestra, serão abordadas as leishmanioses sob a perspectiva da Saúde Única, considerando a interação entre o parasito, o hospedeiro e o vetor flebotomíneo. A apresentação discutirá os mecanismos da resposta imune inata e adaptativa relacionados à resistência e à suscetibilidade às infecções, além da influência de fatores ambientais, genéticos e epigenéticos na evolução dessas doenças.

O encontro também tratará do potencial dos biomarcadores imunogenéticos para compreender as diferentes respostas dos hospedeiros à infecção e suas possíveis aplicações no diagnóstico e no prognóstico. A discussão destacará a importância da integração entre imunologia, genética e vigilância em saúde para aprimorar o manejo e o controle das leishmanioses.

Sobre o palestrante

Dr. Walter Lins Barbosa Junior é pesquisador adjunto em Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP/MCTI) e líder do grupo de pesquisa em Saúde Única aplicada ao estudo de patógenos emergentes no Pantanal.

É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE), onde concluiu a graduação em 2014. Obteve mestrado, em 2016, doutorado, em 2019, e pós-doutorado, em 2022, em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Desenvolve pesquisas com abordagem de Saúde Única, com ênfase em Imunogenética e Biologia Molecular de doenças infecciosas, parasitárias e crônicas. Entre seus principais temas de atuação estão leishmaniose visceral, HIV/Aids, coinfecção por leishmaniose visceral e HIV/Aids, esquistossomose e diagnóstico.

Palestra: Biomarcadores imunogenéticos nas leishmanioses: uma abordagem integrada à Saúde Única
Palestrante: Dr. Walter Lins Barbosa Junior (INPP/MCTI)
Data: 29 de outubro de 2026
Horário: 14h (horário de Cuiabá)
Formato: On-line, via Google Meet
Inscrições: Plataforma Even3
Acesso à sala virtual: O link será enviado posteriormente aos inscritos.

Categorias
Ciência e Tecnologia
Compartilhe: