Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Biografia
      • Endereço
      • Composição
      • Estrutura
      • Equipe
      • Convênios e Parcerias
      • Documentos Institucionais
      • Plano Diretor da Unidade
    • Ações e Programas
      • Programa de Capacitação Institucional (PCI)
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Relatórios de Gestão
    • Convênios e Transferências
    • Editais
      • Concurso Público INPP 2024 - Pesquisador e Tecnologista
      • Processos Seletivos - Funções Comissionas Executivas
      • Seleção para Diretor(a)
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratações Diretas
      • Contratos Administrativos
    • Participação Social
      • Consulta Pública para o Plano de Dados Abertos (PDA) do INPP
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Termos de Execução Descentralizada
    • Receitas e Despesas
    • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
    • Dados Abertos
  • Notícias
  • Pesquisas
    • Coordenação de Pesquisa (COPEQ)
    • Pesquisadores
      • Bolsistas PCI
    • Produção Científica
      • Publicações Científicas
      • Patentes
      • Popularização da ciência
  • Pantanal
    • Sobre o Pantanal
    • Fotos do Pantanal
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Assessoria de Comunicação
    • Plataforma Fala.br
  • Central de conteúdos
    • Redes Sociais
      • Instagram
      • YouTube
      • Facebook
      • Twitter
    • Mídia Externa
      • Atropelamentos no Pantanal de MT matam 12,5 mil animais por ano
      • Secas, calor e menos peixes: o que ameaça as conchas que purificam as águas do Pantanal
      • Estudo revela avanço da degradação e falência das políticas ambientais no Pantanal
      • Dia Mundial das Áreas Úmidas terá exposições e plantio de mudas em Cuiabá
    • Vídeos
      • Ciclo de Palestras Wolfgang J. Junk
      • Shorts
    • Imagens
    • Mapas
    • Eventos
      • Eventos
      • Materiais dos Eventos
    • Boletins
    • Logos
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Notícias INPP, CPP e INAU promovem celebração especial no Dia Mundial das Áreas Úmidas
Info

Notícias

EVENTOS

INPP, CPP e INAU promovem celebração especial no Dia Mundial das Áreas Úmidas

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
Publicado em 28/01/2025 18h42
Dia mundial de áreas Úmidas

Dia Mundial das Áreas Úmidas/ Divulgação INPP

No dia 2 de fevereiro, o mundo celebra o Dia Mundial das Áreas Úmidas, uma data dedicada a valorizar e proteger esses ecossistemas essenciais para o equilíbrio ambiental e social. Em 2025, o tema “Proteger Zonas Úmidas para o Nosso Futuro Comum” destaca a importância da conservação dessas áreas para um planeta mais sustentável e um futuro melhor para todos.

Para marcar esta data, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), em parceria com o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), convida toda a comunidade para uma programação especial no Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá. O evento reunirá atividades que integram conhecimento, arte e meio ambiente, visando conscientizar sobre a relevância das Áreas Úmidas no Brasil e no mundo.

O evento incluirá o plantio de mudas nativas, uma ação simbólica que reforça a importância de restaurar estes ecossistemas. Também haverá apresentações gráficas e audiovisuais sobre grupos da fauna do Pantanal, permitindo ao público conhecer mais sobre alguns animais que habitam essas áreas. Além disso, os visitantes poderão explorar uma exposição de materiais gráficos, com destaque para os resultados de pesquisas realizadas pelo INPP e os impactos positivos de suas iniciativas na região. 

Por fim, a exposição fotográfica “Áreas Úmidas de Mato Grosso” apresentará diversas imagens que retratam a beleza destas regiões. Capturadas ao longo de 10 anos pelo pesquisador Abílio Moraes, as fotos revelam paisagens deslumbrantes, campos alagados, margens de rios, além de plantas e animais característicos desses ambientes.


Gratuito e aberto a todos, o evento é uma oportunidade de aprender mais sobre a riqueza natural das áreas úmidas, trocar experiências com especialistas e contribuir para a proteção desses ecossistemas tão valiosos. 

Localização do Museu de História Natural de Mato Grosso: Av. Manoel José de Arruda, 2000 - Jardim Europa, Cuiabá - MT, 78025-190

O que é o Dia Mundial das Zonas Úmidas

A origem dessa celebração remonta à assinatura da Convenção de Ramsar, ocorrida em 2 de fevereiro de 1971, no Irã. Este tratado internacional estabelece diretrizes para a conservação e o uso racional das zonas úmidas, reconhecendo-as como ecossistemas fundamentais que oferecem uma ampla gama de serviços ambientais, tais como regulação climática, controle de cheias, suporte à biodiversidade e fornecimento de recursos naturais.

As zonas úmidas englobam uma variedade de ambientes, como pântanos, charcos, turfeiras e corpos d’água naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com águas doces, salobras ou salinas. Exemplos incluem lagos, rios, manguezais, deltas, arrozais e aquíferos subterrâneos.

Esses ambientes enfrentam desafios crescentes devido à urbanização, mudanças climáticas e exploração insustentável. A “Lista Ramsar de Zonas Úmidas de Importância Internacional” desempenha um papel estratégico ao identificar e reconhecer sítios prioritários para a conservação em nível global. Atualmente, a Convenção de Ramsar conta com 172 países signatários, que protegem mais de 2.400 sítios Ramsar, abrangendo cerca de 2,5 milhões de quilômetros quadrados.

O Brasil, com sua biodiversidade singular, é destaque na América Latina, sendo o país com o maior número de áreas Ramsar protegidas na região, totalizando 27 sítios reconhecidos. Entre os exemplos estão o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, a Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal, a Estação Ecológica Taiamã e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Rio Negro, localizadas no bioma Pantanal. Essas áreas são essenciais para a conservação da biodiversidade, o equilíbrio ecológico e o avanço de pesquisas científicas, além de promoverem colaborações internacionais e atraírem financiamentos para projetos ambientais.

Há décadas, pesquisadores brasileiros têm se dedicado ao estudo e manejo sustentável das áreas úmidas. Instituições como o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU) e o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) desempenham um papel fundamental na ampliação do conhecimento e na formulação de políticas públicas voltadas à proteção desses ecossistemas.

A celebração do Dia Mundial das Zonas Úmidas reforça a relevância de ações coordenadas entre governos, organizações e sociedade civil para preservar essas áreas e assegurar seus múltiplos benefícios ambientais, econômicos e culturais. A conservação das áreas úmidas é uma medida essencial para garantir um futuro sustentável e equilibrado.

 

Ciência e Tecnologia
Tags: Mato Grosso
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Biografia
      • Endereço
      • Composição
      • Estrutura
      • Equipe
      • Convênios e Parcerias
      • Documentos Institucionais
      • Plano Diretor da Unidade
    • Ações e Programas
      • Programa de Capacitação Institucional (PCI)
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Relatórios de Gestão
    • Convênios e Transferências
    • Editais
      • Concurso Público INPP 2024 - Pesquisador e Tecnologista
      • Processos Seletivos - Funções Comissionas Executivas
      • Seleção para Diretor(a)
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratações Diretas
      • Contratos Administrativos
    • Participação Social
      • Consulta Pública para o Plano de Dados Abertos (PDA) do INPP
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Termos de Execução Descentralizada
    • Receitas e Despesas
    • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
    • Dados Abertos
  • Notícias
  • Pesquisas
    • Coordenação de Pesquisa (COPEQ)
    • Pesquisadores
      • Bolsistas PCI
    • Produção Científica
      • Publicações Científicas
      • Patentes
      • Popularização da ciência
  • Pantanal
    • Sobre o Pantanal
    • Fotos do Pantanal
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Assessoria de Comunicação
    • Plataforma Fala.br
  • Central de conteúdos
    • Redes Sociais
      • Instagram
      • YouTube
      • Facebook
      • Twitter
    • Mídia Externa
      • Atropelamentos no Pantanal de MT matam 12,5 mil animais por ano
      • Secas, calor e menos peixes: o que ameaça as conchas que purificam as águas do Pantanal
      • Estudo revela avanço da degradação e falência das políticas ambientais no Pantanal
      • Dia Mundial das Áreas Úmidas terá exposições e plantio de mudas em Cuiabá
    • Vídeos
      • Ciclo de Palestras Wolfgang J. Junk
      • Shorts
    • Imagens
    • Mapas
    • Eventos
      • Eventos
      • Materiais dos Eventos
    • Boletins
    • Logos
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca