Notícias
EVENTOS
Dia Mundial do Meio Ambiente destaca impactos da poluição por microplásticos no Pantanal.
Card - Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, tem como tema em 2025 o combate à poluição plástica. A data, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para os impactos crescentes do plástico nos ecossistemas, na biodiversidade e na saúde humana.
No Pantanal, pesquisas já identificaram a presença de microplásticos em amostras de água, sedimentos e organismos aquáticos. O pesquisador Leonardo Moreira explica, em vídeo que, fragmentos com menos de 5 milímetros já estão sendo encontrados no trato digestivo de peixes e aves. Também foram registradas áreas contaminadas por resíduos de lixo eletrônico, que liberam metais pesados e compostos tóxicos no solo e na água.
Os resultados das pesquisas indicam que, mesmo em unidades de conservação distantes dos oceanos, diferentes tipos de resíduos vêm se acumulando no ambiente, comprometendo a integridade ecológica dos ecossistemas. Esses contaminantes interferem em processos ecossistêmicos fundamentais, impactam negativamente a saúde da fauna, e representam riscos socioambientais para as populações que dependem dos serviços ecossistêmicos locais.
Entre as ações recomendadas, destacam-se a ampliação da cobertura e da eficiência do tratamento de esgoto, a implementação de sistemas eficazes de coleta seletiva, e o manejo ambientalmente adequado de resíduos sólidos e eletrônicos. O vídeo a seguir, sintetiza os principais resultados da pesquisa e reforça a relevância de políticas públicas integradas, bem como de estratégias de educação ambiental voltadas à mitigação da poluição nos ecossistemas do Pantanal.