Notícias
INPA participa do XIX Encontro Nacional FORTEC 2025 e compartilha experiência sobre gestão da Propriedade Intelectual
Coordenadora da COGIE Deuza Santos participando do XIX Encontro Nacional FORTEC 2025 Foto: FORTEC
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) marcou presença no XIX Encontro Nacional FORTEC 2025, realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, em Porto Alegre (RS). O evento é considerado o principal ponto de encontro dos atores do Sistema Nacional de Inovação no Brasil, reunindo representantes de universidades, instituições de pesquisa, governo e setor produtivo em uma troca de experiências e conhecimentos.
Com o tema “Inovação, Sustentabilidade e Governança para um Brasil Resiliente: o papel dos NIT”, a edição de 2025 discutiu o papel estratégico dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) e das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) na construção de soluções inovadoras para a sustentabilidade e para a resiliência nacional. As discussões incluíram outras pautas relevantes, como Geopolítica e a Nova Indústria Brasil (NIB), ressaltando a importância da inovação na criação de estratégias de desenvolvimento sustentável.
Representando o INPA, a coordenadora da COGIE, Deuza Santos, apresentou o case “Metodologia para subsidiar manutenção e/ou abandono de proteção por Propriedade Intelectual (PI)” durante o Painel 6 – “Conte-me algo que não sei”.
O trabalho do INPA foi selecionado pela organização do FORTEC na perspectiva de compartilhamento de aprendizagem entre os NIT participantes do evento nacional. A metodologia apresentada reflete o compromisso da instituição com a gestão estratégica da propriedade intelectual do instituto e promoção da inovação regional, buscando otimização de recursos e fortalecimento da atuação do INPA no sistema de ciência, tecnologia e inovação.
Além disso, o INPA também foi agraciado com o Prêmio FORTEC de Inovação 2025 - Etapa Regional, na modalidade “Patente Concedida ou Pedido de Patente”, conquistando a 1° colocação com o projeto “Estruturação de cadeia produtiva em ação de extensão tecnológica com patente de secador de produtos naturais com sistema solar de geração de energia”.
O prêmio reconhece a atuação do INPA na geração de tecnologias sustentáveis e de impacto social e econômico para o setor produtivo amazônico, evidenciando o impacto positivo de suas ações de inovação voltadas ao desenvolvimento da sociobioeconomia Amazônica.
A participação e o reconhecimento no XIX Encontro Nacional FORTEC consolidam o INPA como uma instituição de referência em pesquisa, inovação e transferência de tecnologia, comprometida em transformar o conhecimento científico em benefícios concretos para a sociedade brasileira.
