Notícias
INPA participa do Rio Innovation Week e reforça protagonismo da Amazônia na pauta de inovação sustentável
Coordenadora da COGIE Deuza Santos. Foto: Érika Monteiro Pinto - COGIE/INPA.
A Coordenação de Gestão da Inovação e Empreendedorismo (COGIE) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) está marcando presença em uma das maiores conferências nacionais de tecnologia e inovação: o Rio Innovation Week (RIW), realizado no Píer Mauá, de 12 a 15 de agosto.
Representado por sua coordenadora, Deuza Santos, o INPA levou para o evento a visão da Amazônia como região estratégica de geração de soluções tecnológicas positivas para a natureza e impulsionadoras de novos paradigmas econômicos.
Realizado anualmente no Rio de Janeiro, o RIW transforma o histórico Pier Mauá em um espaço de conexões reais entre empreendedores, investidores, corporações, startups, instituições acadêmicas e lideranças globais. Em 2025, o evento ocupa 90 mil m² e traz como tema central “Um olhar através da Ética”, discutindo como inteligência artificial, biotecnologia, automação e outras ferramentas disruptivas podem gerar inclusão ou aprofundar desigualdades dependendo das escolhas feitas hoje.Durante o evento, a coordenadora Deuza Santos teve a oportunidade de conversar com Camila Farani, principal mulher investidora da América Latina e participante do programa Shark Tank Brasil. A aproximação abriu caminho para possíveis parcerias estratégicas com o objetivo de atrair investimentos para as empresas incubadas no INPA, fortalecendo o desenvolvimento de startups amazônicas com potencial para geração de impacto econômico e socioambiental.
Para Deuza Santos, a presença do Inpa no Rio Innovation Week é mais do que acompanhar tendências é garantir que as pautas amazônicas estejam na agenda nacional de negócios inovadores, particularmente do venture capital. O evento cria oportunidades para dialogar com investidoras, aceleradoras e empresas interessadas em tecnologias alinhadas com a sustentabilidade, além de fortalecer redes de cooperação tecnológicas.
