Notícias
COGIE participa do 2º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia (ETSA) com relato sobre Extensão Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável
Foto: Jhully Chaves - COGIE
A Coordenação de Gestão da Inovação e Empreendedorismo do INPA (COGIE) marcou presença no 2º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia (ETSA) com a apresentação do relato técnico “INPA e sua extensão tecnológica como propulsora de desenvolvimento sustentável”, produzido em parceria com a Coordenação de Tecnologia Social (COTES).
A apresentação destacou o papel da extensão tecnológica como ponte entre o conhecimento gerado no Instituto e as necessidades sociais e produtivas da Amazônia, propondo formas de resgatar e alinhar o legado de pesquisa do INPA a diretrizes metodológicas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os princípios ESG do Pacto Global.
A construção do relato envolveu reuniões entre COGIE e COTES, além de visitas técnicas a instituições de ensino e pesquisa, além de comunidades nos municípios de Tefé, Tabatinga, Benjamin Constant, Beruri, Anori, Anamã e Codajás.
A partir desse processo, foi realizado um diagnóstico, que se consistiu em:
-
Análise institucional sobre a disponibilidade de tecnologias para atender essas demandas
-
Levantamento de demandas sociais por soluções tecnológicas
O relato também apontou a identificação da necessidade de se ter ambientes para testar, validar e produzir soluções em pequena escala, dentro do nível de prontidão tecnológica TRL 5. Nesse contexto, a proposta apresentado foi a criação do FabLab INPA, um laboratório colaborativo para:
-
Produção e testes de soluções inovadoras;
-
Integração entre demandas sociais, produtivas e tecnológicas;
-
Atuação conjunta com ambientes de inovação regionais, como o Consórcio de Incubadoras do Solimões e os Parques Tecnológicos Pequi e BioAmazonia.
Essa iniciativa reforça o compromisso da área de Inovação e Empreendedorismo do INPA com a Agenda 2030, contribuindo diretamente para os ODS 8, 9, 11, 12 e 16.