Notícias
COGIE apresenta soluções tecnológicas e empresas incubadas na ExpoT&C da SBPC 2025
Foto: Cimone Barros- Ascom Inpa
A Coordenação de Gestão da Inovação e Empreendedorismo (COGIE) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) marcou presença na ExpoT&C da 77ª Reunião Anual da SBPC, realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. O evento é considerado um dos maiores espaços de divulgação científica e tecnológica do Brasil.
A ExpoT&C reúne instituições vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), agências de fomento e parceiros do ecossistema nacional de inovação. Durante a mostra, são apresentadas ao público soluções tecnológicas que promovem o desenvolvimento sustentável, o impacto social e o avanço científico do país.
Com o propósito de mostrar como a ciência pode contribuir com o desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio da promoção da inovação, a COGIE levou ao público um panorama das soluções tecnológicas desenvolvidas pelo INPA. A exposição contou com um totem touchscreen, no qual os visitantes puderam interagir com o app e conhecer as tecnologias patenteadas pelo INPA nos setores de alimentos e bebidas, agro, cosméticos, fármacos, produtos sustentáveis entre outros, além de 4 softwares, incluindo o InSertar, voltado à educação científica, que também marcou presença no stand do INPA.
O empreendedorismo de base científico-tecnológica (deep techs) também ganhou espaço com a apresentação das cinco empresas da Incubadora Inpa, cujos negócios são voltados à sustentabilidade socioambiental (sociobioeconomia).
Dentre os destaques:
-
Bioplazon – Criadora de um copo plástico 100% biodegradável feito com casca de mandioca, oferecendo uma alternativa sustentável econômica e socialmente ao uso do plástico convencional de origem fóssil.
-
Wuna – Empresa de design sustentável que substitui materiais como PVC por totens e crachás de madeira amazônica certificada, com QR Codes integrados, unindo inovação e responsabilidade ambiental.
Aqua Viridi, Phyto Ecofriendly e M&G Soluções Ambientais também marcaram presença apresentando iniciativas com foco em produtos biotecnologia para o setor aquícola, de regeneração florestal e gestão de resíduos por meio de logística reversa, respectivamente.
Durante a programação da ExpoT&C, a coordenadora, Deuza Santos, conduziu a palestra interativa intitulada:
“Sorvete de casca de mandioca? Não. Copo de casca de mandioca 100% biodegradável? Sim.”
A palestra aconteceu no dia 15, no auditório da ExpoT&C, e apresentou ao público a trajetória e os impactos das empresas incubadas, com destaque para a Bioplazon.
Ao final da apresentação, os participantes foram surpreendidos com a distribuição de sorvete servido em copos plásticos biodegradáveis da empresa, promovendo uma experiência sensorial alinhada ao tema da sustentabilidade.
A participação da COGIE na ExpoT&C reforça o compromisso do INPA com a promoção da inovação na construção de um futuro econômico mais sustentável e inclusivo na Amazônia. Por meio de iniciativas que integram pesquisa, empreendedorismo e gestão de tecnologias, a instituição promove o desenvolvimento regional com impacto positivo para a natureza e para a sociedade.
Saiba mais e acompanhe nossas ações:
Site: www.gov.br/inpa/pt-br/inovacao
Instagram: @nit.inpa.oficial | @incubadora.inpa.oficial