Notícias
Inpa e Faifce reúnem-se para alinhar parceria para desenvolvimento de projetos sustentáveis
Foto: Igor Souza/ Ascom Inpa
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Amazonas (Inpa), Henrique Pereira, recebeu a visita de representantes da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Faifce) para alinhar ações de parceria para desenvolvimento de projetos e prospecção de oportunidades para levar soluções para o mercado.
A reunião contou com a presença da titular da Coordenação de Gestão da Inovação e Empreendedorismo (Cogie), Mariana Santos, e da gerente da Incubadora do instituto, Marcela Amazonas, que também é coordenadora de Tecnologia Social.
Na ocasião, Marcela Amazonas apresentou exemplos de tecnologias de empresas incubadas, como o copo biodegradável feito de resíduos de mandioca. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Bioplazon, uma das cinco startups incubadas no Inpa.
“O Inpa busca garantir que as pesquisas resultem em melhorias na qualidade de vida e soluções sustentáveis para a sociedade”, disse a coordenadora da Cogie, Mariana Santos.
As empresas estão incubadas na modalidade não residente e podem compartilhar laboratórios com o Inpa, mas operam em diferentes locais da cidade.
As startups incubadas no Inpa trabalham com diferentes soluções para desafios da região, como gestão de resíduos ambientais e desenvolvimento de mudas de plantas nativas.