Notícias
CONQUISTA
Técnica com radiotraçadores do IEN/CNEN recebe o Prêmio Inventor Petrobras 2025
Grupo de Trabalho formado entre IEN/CNEN e Atomum recebendo o Prêmio Inovação Petrobras 2025. Foto: arquivo pessoal
A equipe de engenheiros do Instituto de Engenheira Nuclear (IEN/CNEN) e da empresa privada ATOMUM, responsável pelo projeto de P&D voltado à tecnologia dos radiotraçadores, recebeu na última terça-feira, 19 de agosto, o Prêmio Inventor Petrobras 2025, em reconhecimento ao êxito da iniciativa intitulada “Utilização da Técnica de Radiotraçadores para Detecção e Localização de Vazamentos em Permutadores de Calor do Tipo Circuito Impresso Operando em Alta Pressão”.
A Petrobras laureou o trabalho que desenvolveu uma bomba injetora inovadora, especialmente projetada e construída para identificar vazamentos em permutadores de calor, e que resultou no depósito de patentes nacional e internacional, a INPI BR102024001495-2, obtida pela United States Patent and Trademark Office (USPTO), órgão federal norte-americano responsável por registrar patentes e marcas.
De acordo com os profissionais que compõem esse projeto, a técnica já vinha sendo aplicada no setor de óleo e gás, possibilitando inspeções não invasivas, com resultados em tempo real e sem precisar que haja a interrupção da operação da planta ou do equipamento, o que contribui para a eficiência, segurança e confiabilidade dos processos industriais.
Através dessa premiação, a Petrobras destaca a inovação, a expertise técnica e a colaboração entre pesquisadores de centros de inovação parceiros e da própria empresa estatal, enfatizando o potencial impacto de iniciativas, como a promovida pelo IEN/CNEN e Atomum, no setor nacional de óleo e gás.

- Dr. Luis Eduardo Brandão, Eduardo Archanjo e Marcelo Rama Torres entregam ao diretor do IEN/CNEN, Cristóvão Marinho, o troféu do Prêmio Inventor Petrobras 2025. Foto: Gledson Júnior.
Durante a 2ª Jornada de Seminários da Divisão de Engenharia Nuclear do IEN/CNEN, realizada entre os dias 19 e 20 de agosto, o coordenador do projeto, Dr. Luis Eduardo Barreira Brandão, junto à sua equipe, entregaram o troféu dessa premiação ao diretor do IEN/CNEN, Dr. Cristóvão Araripe Marinho, que afirmou que muito orgulha toda a Instituição receber esse reconhecimento da Petrobras.
O grupo de trabalho IEN/CNEN e Atomum concorrerá ainda a uma outra premiação de inovação tecnológica, desta vez da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), cuja cerimônia está prevista para dezembro, com a inédita inspeção que aconteceu em maio deste ano em um permutador de calor localizado em uma plataforma offshore da Petrobras, utilizando a tecnologia de radiotraçadores.
Escrito por: José Lucas Brito (Setcos/ IEN)