Notícias
IEN participará do estande da CNEN na NT2E 2025
Edição da NT2E de 2023
Entre os dias 20 e 22 de maio, acontecerá na ExpoMag, no centro da cidade do Rio de Janeiro, a edição 2025 da Nuclear Trade & Technoloy Exchange (NT2E), organizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), em parceria com outras empresas nacionais e internacionais. Realizada a cada dois anos, é considerada a maior feira de negócios e de tecnologia do setor nuclear da América Latina, reunindo cientistas e empresários para discutirem os desafios e oportunidades do mercado nuclear.
O evento contará com a participação de pesquisadores do Instituto de Engenharia Nuclear no estande da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Quem for visitá-lo, terá a oportunidade alguns dos principais projetos desenvolvidos no IEN/CNEN, como a Cidade Virtual da Ciência, do Laboratório de Realidade Virtual (LabRV/IEN).
Além desse estande, a CNEN comandará um Side Event, um evento paralelo à NT2E onde serão apresentadas soluções que aumentam a eficiência, segurança e sustentabilidade em setores estratégicos para a área nuclear, entre eles o projeto do microrreator nuclear modular, desenvolvido pela autarquia com o auxílio dos pesquisadores do IEN/CNEN e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN).
O Side Event da CNEN, intitulado “Quando a pesquisa é um bom negócio: Tecnologia de ponta para resolver grandes desafios” acontecerá das 9h às 12h no segundo dia do evento. Veja abaixo as soluções e projetos que serão apresentadas pela CNEN em seu espaço exclusivo:
Saiba como participar da NT2E
Para prestigiar as palestras, painéis, workshops e minicursos que compõem a programação do evento, basta se inscrever gratuitamente preenchendo um formulário disponível neste link. Os ingressos são limitados e as inscrições possuem um prazo limite até 9 de maio.
Essa data também será a última para se inscrever no “Hackapower – Olimpíadas Nucleares 2025”, que terá seu lançamento dentro da NT2E. A competição é destinada professores e alunos de diversas áreas do conhecimento e de todos os estados brasileiros, para proporem soluções a desafios existentes em três áreas: Energia, Sustentabilidade e Preservação de Alimentos. O período de competição dos grupos ocorrerá entre 22 de maio (último dia da NT2E) e 26 de setembro, e a premiação dos vencedores está marcada para 20 de outubro, no Nuclear Legacy, outro evento gerenciado pela Abdan.
INSCREVA-SE AQUI PARA O HACKAPOWER
Após três edições online (2020 a 2022), a Nuclear Trade & Technoloy Exchange (NT2E) aconteceu pela primeira vez presencialmente em 2023, também na ExpoMag, atraindo mais de mil interessados. Foi nessa edição também que ficou decidido que a feira acontecendo bienalmente.
Para 2025, a expectativa é de que mais de 3 mil pessoas se inscrevam e visitem os três dias da feira. Logo no primeiro dia de vento, o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior palestrará no painel “O Futuro do Programa Nuclear Brasileiro”, ao lado de outras autoridades do setor.
Outros pesquisadores e diretores da CNEN participarão de painéis de discussão da NT2E:
- Alessandro Facure, diretor de Radioproteção e segurança nuclear da CNEN;
- Clédola Tello, pesquisadora do CDTN/CNEN;
- Daniela Cerqueira Archila, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica na CNEN;
- Daniela Rey Silva, Chefe da Seção Técnica do Lapoc/CNEN;
- Emerson Soares Bernardes, pesquisador do IPEN;
- Isolda Costa, diretora do IPEN/CNEN;
- Nélbia da Silva Lapa, Chefe da Coordenação de Reatores na CNEN;
- Ricardo Gutterrez, assessor da CNEN;
A edição da NT2E deste ano também terá, entre os palestrantes, autoridades de órgãos internacionais da área nuclear, como a do diretor Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Rafael Grossi, e do Diretor Geral Adjunto e Chefe do Departamento de Energia Nuclear dessa agência, e do Diretor do Programa de Estudos Nuclear e Inovação na Universidad Tres de Febrero, Julián Gadano.
Escrita por: José Lucas Brito (Setcos / IEN)
