Notícias
IEN/CNEN e Fuzileiros Navais discutem parcerias estratégicas em tecnologia e defesa
Comitiva do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha conhecendo as instalações do Reator Argonauta. Foto: Gledson Júnior.
O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) recebeu no último dia 1º de julho a visita de uma comitiva do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) da Marinha do Brasil, que conheceu as principais instalações de pesquisa do instituto, como o Reator Argonauta, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre ambas as partes e ampliar a possibilidade de futuras parcerias em projetos de inovação e defesa.
O grupo foi composto pelo comandante do CTecCFN, o Capitão de Mar e Guerra Alex Dantas Espirito Santo, da Capitão de Fragata Andreia Carneiro da Silva, que é Chefe do Departamento de CT&I do CTecCFN, e do Capitão de Corveta Lucas Bosi, representante do Comando do Material de Fuzileiros Navais (CMatFN), sendo acompanhados pelo professor e ex-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Dr. Renato Machado Cotta, que atualmente é Consultor Técnico da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil (DGDNTM). A recepção aos visitantes foi prestada pelo diretor do IEN/CNEN, Dr. Cristóvão Araripe Marinho, pelo chefe da Divisão de Engenharia Nuclear (DINUC/IEN), Dr. Francisco José de Oliveira Ferreira.
Nessa agenda técnica, os fuzileiros navais tiveram a oportunidade de conhecerem os laboratórios, linhas de pesquisa e demais projetos que são desenvolvidos pelo IEN/CNEN, em especial aqueles que focam em tecnologias de Proteção NBQR (Nuclear, Biológica, Química e Radiológica), sensores, materiais avançados e inovação dual, com aplicações civis e militares.
O Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi criado em setembro de 1971, batizado como Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais, e atua na manutenção de meios, como blindados e equipamentos eletrônicos, e na vertente de pesquisa, desenvolvimento e inovação, buscando novas tecnologias a serem agregadas ao órgão naval.
Desta forma, a recente interação com os pesquisadores do IEN/CNEN indica o interesse do CTecCFN de estabelecer uma sinergia estratégica entre as duas instituições, a fim de promovendo ciência e pesquisa aplicadas, inovação soberana e desenvolvimento tecnológico em áreas de interesse para o país.
A visita do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais acontece em um momento de relevância do IEN/CNEN dentro do cenário nuclear mundial, pois o Instituto sedia, desde o dia 23 de junho, o curso “Nems - Nuclear Energy Management School”, coordenado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e aplicado nos países-membros, sob a responsabilidade de preparar futuras lideranças na gestão de programas de energia nuclear.
Escrita por: José Lucas Brito (Setcos/IEN)
