Notícias
CNEN participa de reunião do Comitê Permanente de Política Nuclear Brasil-Argentina
Foto: Divulgação/MRE
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participou, no último dia 25 de novembro, de reunião do Comitê Permanente de Política Nuclear Brasil-Argentina (CPPN), no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. No dia anterior, uma reunião técnica na sede da autarquia deu início aos trabalhos, que pretendem fortalecer a cooperação entre os dois países. O presidente da CNEN, Dr. Francisco Rondinelli Júnior, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da autarquia, Dr. Wilson Calvo, participaram das atividades, assim como outros gestores do órgão e representantes do Ministério das Relações Exteriores de ambos os países.
Com a participação da CNEN e da Comissão Nacional de Energia Atômica da Argentina (CNEA) foram estabelecidos grupos de trabalho nas áreas de radioisótopos e radiofármacos, educação e treinamento, reatores de pesquisa, reatores de potência, prestação de serviços para a indústria nuclear de ambos os países, gestão de rejeitos radioativos, técnica do inseto estéril e percepção pública. Temas regulatórios reuniram a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear e a ARN.
O CPPN é a principal instância de coordenação bilateral na área nuclear e tem como objetivo fomentar o uso pacífico da energia nuclear, promover o desenvolvimento tecnológico-nuclear e criar mecanismos que assegurem a paz, a segurança e o desenvolvimento da região. Na reunião, foram trocadas informações sobre os respectivos programas nucleares, bem como tratados temas de cooperação nos âmbitos bilateral e multilateral nessa área.
O encontro marcou os 40 anos da assinatura da Declaração Conjunta sobre Política Nuclear (DCPN) de 1985, que estabeleceu as bases para a criação do CPPN e de mecanismos que regem a cooperação bilateral nessa área, como a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC). O documento permanece como um dos pilares da cooperação nuclear entre Brasil e Argentina.
Fonte: Cocom/ CNEN