A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer a saúde e resistência da sociedade. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.
A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Estabelecido em 1973, o PNI desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira. Por meio do programa, o governo federal disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde - SUS 50 imunobiológicos: 32 vacinas, 13 soros e 5 imunoglobulinas. Esses imunobiológicos incluem tanto as vacinas da rotina, presentes no calendário nacional de vacinação, quanto vacinas e imunoglobulinas indicadas para grupos em condições clínicas especiais, como pessoas com HIV , pessoas em tratamento de algumas doenças (câncer, insuficiência renal, entre outras), bebês muito prematuros ou com comorbidades, dentre outros, aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)/RIE, e inclui também vacinações estratégias de campanha para grupos vulneráveis, como a covid-19 e a influenza (gripe).
Não deixe de garantir a sua proteção e contribuir para um futuro livre de ameaças.
O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 19 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças preveníveis por essas vacinas estão a poliomelite, o sarampo, a rubéola, o tétano, a hepatite B, a coqueluche e a bronquiolite no recém-nascido pelo vírus sincicial respiratório. O PNI é responsável por coordenar as campanhas anuais de vacinação. Essas campanhas têm como objetivo alcançar altas coberturas vacinais, garantindo a proteção individual e coletiva contra diversas doenças. Assim, o Ministério da Saúde atua em conjunto com estados, municípios e o Distrito Federal para garantir o acesso equitativo às vacinas em todo o país.
Calendário Nacional de Vacinação
O Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde - SUS é uma iniciativa abrangente que se destina a garantir a saúde coletiva por meio de uma imunização eficaz, sendo especialmente projetado para atender às necessidades de diversos grupos da população, abrangendo cuidadosamente gestantes, crianças, adolescentes, jovens, adultos, e idosos.
Vacine-se!
Você pode se vacinar gratuitamente nas salas de vacinação do SUS em todo o País. Basta levar Cartão de Vacinas. As equipes de saúde estão prontas para oferecer as vacinas necessárias em cada fase da vida, desde ainda durante a gestação, quando a gestante vacinada transfere para seu bebê anticorpos para sua proteção; na amamentação, quando o leite materno reforça esta proteção, e por suas próprias vacinas desde o nascimento, a infância, adolescência, juventude, idade adulta e na terceira idade.
Vá à UBS onde recebeu as vacinas e faça a segunda via do seu cartão, ou solicite em uma outra unidade um novo cartão. O cartão de vacinação é o documento que comprova a sua situação vacinal. Lembre-se de guarda-lo junto aos seus documentos pessoais.
A ausência do Cartão de Vacinação não impede que você seja vacinado.
Painéis de Vacinação
Campanhas da Saúde
O Ministério da Saúde promove atualmente três campanhas de vacinação ao ano, juntamente com Secretarias de Saúde de estados, Distrito Federal e municípios. As estratégias são: vacinação contra Influenza (gripe); Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação Digital de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade; e a vacinação contra a covid-19 que ocorre ao longo de todo o ano.
