Notícias
TURISMO RURAL
Live organizada pelo MTur marca primeiro seminário virtual “Visões de Mercado”
Primeira live do "Visões de Mercado" recebeu a convidada Silvia Pinheiro.
Uma transmissão online nesta terça-feira (20.07) deu início aos seminários virtuais “Visões de Mercado”, que reúnem empresários de sucesso no turismo rural e buscam evidenciar benefícios da qualificação na área. As lives integram o Projeto Experiências do Brasil Rural, parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) para fomentar o desenvolvimento do setor no país.
A abertura da série, veiculada pelo YouTube do MTur, teve como convidada Silvia Pinheiro, proprietária do Sítio Pinheiros, referência no segmento na cidade de Brazlândia (DF). A empreendedora contou de que forma, diante da pandemia, buscou capacitação para transformar o espaço - até então dedicado ao turismo pedagógico - em uma hospedagem familiar em meio à natureza, mantendo o foco na educação ambiental. (Assista ou reveja a live aqui).
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca a importância da exposição de benefícios da qualificação, a exemplo da oferecida pelo Experiências do Brasil Rural. “Com capacitação, vamos impulsionar produtos e serviços do campo ligados ao turismo, gerando alternativas de renda e ampliando nossos atrativos. Isso será fundamental no pós-pandemia, quando a busca por turismo de natureza, um dos pontos fortes do Brasil, será grande”, observa.
O projeto Experiências do Brasil Rural tem como meta proporcionar vivências memoráveis no turismo rural a visitantes, a partir da formatação e do posicionamento de roteiros. Por meio da iniciativa, oito percursos turísticos do campo selecionados em quatro regiões do país, que produzem queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia, receberão apoio técnico para estruturar e comercializar destinos e empreendimentos.
Na live desta terça, Sílvia Pinheiro, que participou de capacitações do Sebrae e da Amplia Mundo - plataforma especializada em turismo e hospitalidade -, apontou vantagens da capacitação. “Foi o grande diferencial para a gente dar a virada. A gente viu que uma das melhores experiências que a gente pode oferecer, além das que a gente já tinha, seria a gastronômica. E a gente chegou ao ponto de conseguir chamar um chef para treinar a equipe”, comentou.
A transmissão também reuniu a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do MTur. Nicole Facuri comemorou o trabalho conjunto com o MAPA e a UFF e ressaltou que a exposição de cases de sucesso busca incentivar novos empreendimentos na área. “Uma das formas de capacitação é olhar modelos bem-sucedidos, é entender como as pessoas estão se reinventando com essa nova realidade da pandemia”, enfatizou.
A live contou ainda com a participação do diretor de Acesso a Mercados do MAPA, Mateus Rocha, que ressaltou oportunidades de ampliação do turismo rural no pós-pandemia; e de Osiris Marques, professor do Departamento de Turismo da UFF e coordenador do Experiências do Brasil Rural, que apontou benefícios do intercâmbio de conhecimentos com os roteiros envolvidos no projeto e outros empreendimentos associados, de forma a ampliar a abrangência do conteúdo.
Aberto ao público, o “Visões de Mercado” terá ainda como convidado, na próxima quinta-feira (22/07), às 18h30, Marcelo Weiler, sócio do Restaurante Pitanga ao Ar Livre, de Itacoatiara, em Niterói (RJ). Igualmente impactado pela pandemia, Weiler, também proprietário da operadora de turismo Transmundi, usou a interrupção das atividades da empresa para converter um espaço ocioso em um restaurante inovador, ofertando pratos à base de alimentos que ele mesmo produz.
PROJETO - Os roteiros atendidos pelo Experiências do Brasil Rural são a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.
As transmissões do “Visões de Mercado” fazem parte do processo de capacitação dos roteiros contemplados. A primeira fase do projeto envolveu um diagnóstico dos selecionados, que indicou pontos fortes e quesitos passíveis de avanços. A próxima fase consistirá nas “Oficinas de Experiências”, voltadas à formatação de vivências turísticas. Por fim, o Experiências do Brasil Rural vai ter como foco ações de apoio à promoção e à comercialização de roteiros.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo