Notícias
OBRAS
Iphan investe R$ 1,4 milhão no restauro do Clube Blondin em Laguna (SC)
Clube Blondin restaurado - Crédito: Liliane Monfardini
O estado de Santa Catarina recebeu na manhã desta terça-feira (15) mais uma obra realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério do Turismo, com recursos do Governo Federal. O Clube Blondin, localizado no Centro Histórico e Paisagístico de Laguna (SC), voltará a ser apreciado por moradores e visitantes. O investimento foi de mais de R$ 1,4 milhão e contemplou a restauração total e requalificação do espaço.
A obra teve início em março de 2019, e incluiu a restauração da estrutura do telhado, com revisão e substituição de madeiramento e telhas; reforma do revestimento externo e parcial do interno com argamassa histórica e posterior pintura à base de cal; restauração das esquadrias de madeira e ferro; substituição de todo o sistema elétrico e novas luminárias; substituição do sistema hidrosanitário; instalação do sistema preventivo de incêndio; restauração de assoalho de madeira e marchetaria e reconstrução de anexo para banheiros e palco.
A restauração do piso de madeira em placas de marchetaria, utilizado como pista de dança do clube, foi o maior destaque e também o maior desafio de toda a obra. A marchetaria é uma técnica de ornamentação artesanal de encaixes de madeira de diversos tons e tamanhos, aplicados sobre uma peça plana de madeira como base, criando desenhos geométricos.
CLUBE - O atual prédio do Clube Blondin, construído em frente à Praça da Matriz, no Centro Histórico de Laguna, foi inaugurado em junho de 1943. Durante os séculos XIX e XX, os clubes recreativos tiveram um importante papel social, sendo locais para realização de grandes festividades que representavam os valores culturais da sociedade da época: saraus, domingueiras, gincanas esportivas, bailes de debutante, bailes de Carnaval, jantares dançantes e outros. O Clube Blondin foi um destes equipamentos urbanos lúdicos de Laguna que ficou famoso pelos seus memoráveis eventos.
Com informações do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan)
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo